2017/03/03

Perícia aponta eliminação de provas da Operação Chequinho

Dados do computador servidor da Prefeitura de Campos foram apagados após busca e apreensão de documentos pelo MP e TRE

Campos     
Por Redação  3 de março de 2017 - 17h24
 
Por Girlane Rodrigues e Roberta Barcelos
Cópia do laudo da Perícia Criminal Federal (Foto: JTV)
Cópia do laudo da Perícia Criminal Federal (Foto: JTV)

O Jornal Terceira Via teve acesso às peças do laudo pericial que comprovam as supostas fraudes no programa municipal Cheque Cidadão para obtenção de votos na eleição de 2016, em Campos. As provas foram recolhidas pela Polícia Federal durante as fases da Operação Chequinho que resultou na prisão do ex-governador do estado do Rio, Anthony Garotinho e de políticos ligados a ele na Prefeitura e Câmara Municipal de Campos.

O laudo está na Justiça Eleitoral e é peça fundamental para a caracterização do crime de supressão de documentos. O laudo demonstra que foram eliminados do computador servidor da prefeitura de Campos os dados relativos a todos os beneficiários incluídos no programa Cheque Cidadão pela via política e não pelo critério socioeconômico como deveria acontecer.

O laudo comprova que esses dados foram excluídos – via acesso remoto pelo programa TeamViewer – dos computadores da prefeitura fora do horário do expediente, nos dias 3 e 4 de setembro de 2016 (sábado e domingo), logo após a Justiça Eleitoral e o Ministério Público apreenderem, no dia 2 de setembro, documentos e mídias em setores da secretaria de desenvolvimento humano e social.
Cópia do laudo da Perícia Criminal Federal (Foto: JTV)
Cópia do laudo da Perícia Criminal Federal (Foto: JTV)

De acordo com o laudo, os arquivos deletados foram recuperados pelos peritos criminais. Os especialistas também identificaram os logins dos usuários que acessaram os computadores.
Uma das teses da defesa dos envolvidos no suposto esquema criminoso para fins eleitorais é de que as mídias apreendidas pela Polícia Federal com os dados de cadastros irregulares podem não terem sido retirados dos computadores da prefeitura, o que geraria adulteração de dados e, consequentemente, a nulidade do processo.

No entanto, o laudo confirma a autenticidade do conteúdo apreendido (mídias) a partir do confronto com o computador apreendido meses depois.

O laudo possui 44 páginas e foi assinado por dois peritos criminais federais. O documento foi encaminhado à Justiça Eleitoral e anexado ao processo do caso Chequinho. No total, o processo possui mil páginas. Onze vereadores e ex-vereadores envolvidos no esquema já foram condenados pela justiça: Kellinho, Linda Mara, Jorge Rangel, Jorge Magal, Oseias Azeredo, Roberto Pinto, Cecília Ribeiro Gomes, Thiago Virgilio, Thiago Ferrugem, Miguelito e Vinícius Madureira. Eles recorrem a instâncias superiores da justiça. Eles foram cassados e ficaram inelegíveis por 8 anos.

Anthony Garotinho também é réu no processo. Ele foi obrigado a comparecer a audiência de Instrução e Julgamento no último dia 20, em Campos. Ele cumpriu a ordem mas a audiência foi adiada para o dia 3 de abril.

http://www.jornalterceiravia.com.br/2017/03/03/laudo-pericial-expoe-supressao-de-provas-da-operacao-chequinho/

Nenhum comentário: