2017/02/14

Implementação do Cooperjovem em Campos começa a ser discutida


O Sicoob Fluminense recebeu na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, a visita de representantes da secretaria de Educação da prefeitura de Campos dos Goytacazes, atendendo a um convite da instituição. O objetivo foi o de dar início às discussões para a implementação no município do Cooperjovem, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-Sescoop, em conjunto com o Instituto Sicoob.

Aline Batista Nogueira, diretora de Projetos Especiais, e Juliana Queiroga, do programa Dinheiro Direto na Escola, foram recebidas pelo diretor presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, pela presidente do Conselho de Administração, Vera Almeida, e pela assistente social Maria Clara de Paula. Também participaram do encontro Silvana Lemos, responsável pelas ações do Instituto Sicoob, e Cristiane Quaresma, coordenadora do setor de Promoção Social do Sescoop.

COOPERJOVEM 

O programa Cooperjovem, voltado para professores, técnicos de cooperativas e alunos, tem como objetivo fomentar o cooperativismo por meio da educação nas escolas. Isto é alcançado com a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas da cooperação, que embasam a doutrina do cooperativismo. O professor recebe uma formação em cooperativismo e material de suporte para trabalhar com o tema nas diversas disciplinas da grade curricular. É oferecida formação/capacitação continuada dentro dos aspectos ligados ao sistema cooperativista aos profissionais que atuam junto ao ensino fundamental.

O Instituto Sicoob, criado no Paraná, hoje atua em seis estados do país, entre eles o Rio de Janeiro, desenvolvendo basicamente práticas educacionais que envolvem diretamente o cooperativismo, a fim de que as características da atividade sejam disseminadas entre crianças e adolescentes. Com a reunião no Sicoob Fluminense, Campos dos Goytacazes foi formalmente convidado a participar do programa, a partir de uma parceria a ser assinada entre o Instituto Sicoob e o poder executivo municipal.

Os municípios integrantes do Cooperjovem indicam escolas e professores participantes, que passam por um treinamento específico, em várias etapas, podendo com isso incrementar o seu currículo. O processo educativo é dirigido pelo professor, enquanto cabe ao Sescoop a organização, inclusive com material didático, e supervisão. A ideia é a de implementar o Cooperjovem em uma escola por Cooperativa Sicoob. Na região o Instituto Sicoob já trabalha com projetos culturais em São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Bom Jesus do Itabapoana.

Aline Batista Nogueira e Juliana Queiroga foram colocadas a par de todos os processos da possível parceria entre o Instituto Sicoob e a prefeitura de Campos, elogiaram o programa e se comprometeram a levar a proposta ao secretário de Educação de Campos dos Goytacazes, Brand Arenari, que não pode comparecer ao encontro por estar envolvido com a reabertura do ano letivo.

Nenhum comentário: