2012/10/30

Furacão Sandy mata 16 nos EUA e no Canadá e inunda e paralisa Nova York

Sandy’ provoca inundação nas obras do Marco Zero, em Nova York. (Foto: John Minchillo / AP Photo)

Mortes nos EUA ocorreram em seis estados; uma pessoa desapareceu.
Prefeito nova-iorquino pediu à população para não sair de casa.

O furacão Sandy começou a varrer a Costa Leste dos EUA na noite desta segunda-feira (29), matando pelo menos 15 pessoas nos Estados Unidos e uma no Canadá.   A ilha de Manhattan ficou alagada, caótica e com um grande apagão, informaram os serviços de emergência e testemunhas.

No Estado de Nova York, Sandy matou 7 pessoas, incluindo um homem de 30 anos atingido pela queda de uma árvore no Queens, disse um porta-voz do governador Andrew Cuomo.

Em Nova Jersey, há três mortos, dois deles atingidos por uma árvore, que caiu sobre um carro no condado de Morris, segundo os serviços de emergência.

Duas pessoas morreram na Pensilvânia, uma atingida por árvore e outra no desabamento de uma casa, informaram as autoridades locais.

Em Maryland, uma mulher bateu com o carro em uma árvore e morreu.

Na Virgínia Ocidental, outra mulher, de 48 anos, colidiu com um caminhão em meio a uma tempestade provocada por Sandy, informou a polícia.

No Atlântico, na Costa da Carolina do Norte, uma tripulante de um veleiro réplica do HMS Bounty morreu no hospital após ser resgatada no mar e levada a um hospital. O capitão do barco permanece desaparecido.

Na cidade canadense de Toronto, mais ao norte, uma mulher morreu ao ser atingida por uma placa de publicidade que se desprendeu com o forte vento.

Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey como tempestade extratropical, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.

O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.

Em Nova York, ao menos 250 mil famílias ficaram sem energia elétrica na noite de segunda-feira na região de Manhattan, informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em entrevista coletiva.

Vários bairros do sul de Manhattan ficaram sob as águas e sem eletricidade, disse Bloomberg, que pediu à população para permanecer em casa e evitar sair de carro para não prejudicar o deslocamento das equipes de emergência.

Segundo a CNN, o apagão no sul de Manhattan foi provocado pela explosão em uma subestação que entrou em curto devido à inundação do bairro.

Os rios East e Hudson transbordaram por conta da chuva torrencial que caiu na cidade e inundou túneis.

O setor de Battery Park, sul de Manhattan, foi coberto pelas águas.

As forças de segurança fecharam o acesso ao Battery Park e toda a zona próxima a Wall Street ficou deserta, exceto pela presença de carros da polícia, bombeiros e ambulâncias.

Equipes das companhias elétricas trabalhavam sem descansar para bombear água para fora das galerias e restabelecer os serviços, mas milhares de residências permaneciam sem energia. O apagão atingia diversas zonas, incluindo a Universidade de Nova York e alguns hospitais.

No bairro de Chelsea, a fachada inteira de um prédio de três andares caiu, mas sem provocar vítimas.

Vários carros de bombeiros e da polícia fecharam o acesso à Oitava Avenida entre as ruas 14 e 15.

A grande tempestade deixou milhões de pessoas sem energia elétrica em suas casas na região leste dos Estados Unidos.

As autoridades americanas haviam advertido riscos sem precedentes e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira da Nova Inglaterra (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).

O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma "tempestade grande e poderosa' que poderia ter consequências desastrosas.

A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.

Tanto Obama como o rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.

Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.

A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.

As autoridades declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virginia e na capital americana.

O presidente Barack Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais aos estados afetados.

Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. No Haiti, foram 51 mortos.

G1
Atualizado em 30/10/2012 08h12

2012/10/29

Furacão Sandy deve chegar à Costa Leste dos EUA em breve, diz agência

29 de outubro - Um barco bate em pedras em Island City, no bairro do Bronx em Nova York.
Librado Romero/The New York Times

Centro da tempestade está a 35 km de Atlantic City, em Nova Jersey

Inundações já tomam áreas costeiras, e há milhares sem energia elétrica.

O furacão Sandy, que promete ser a maior tempestade da história dos EUA, está "avançando rápido" em direção à costa dos estados de Nova Jersey e Delaware e deve chegar ao continente por volta das 20h locais (22h do horário brasileiro de verão), informou o Centro Nacional de Furacões no boletim das 19h locais.   Sandy deve chegar ao continente na categoria de "ciclone pós-tropical", com ventos máximos sustentados reduzidos para 140 quilômetros por hora.

Essa classificação significa que a tempestade ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com as caracteríticas de um ciclone tropical, segundo a agência americana.

A tempestade está a 35 quilômetros ao sul de Atlantic City, no estado americano de Nova Jersey, de acordo com o boletim.

Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe na semana passada, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.

As autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade, que tem o potencial de ameaçar vidas.

A população das regiões afetadas já estava em alerta.

Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.

Nova York tinha o aspecto de uma verdadeira cidade-fantasma nesta segunda.

Pelo menos 300 mil residências do estado de Nova York ficaram sem eletricidade na tarde desta segunda devido à chegada do furacão, informou o governador Andrew Cuomo.

A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.

Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a televisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.

Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.

Obama pediu aos seus compatriotas que levem "muito a sério" o perigo e disse que Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa".


A rede de transporte público na cidade de Nova York - metrô, ônibus, trens - parou de operar domingo antes da chegada do furacão.

Além disso, milhares de voos domésticos e internacionais foram cancelados no domingo e na segunda, principalmente nos aeroportos de Nova York, Washington e Filadélfia.

A Suprema Corte dos EUA decidiu cancelar suas sessões marcadas para terça, postergando-as para quinta.

Os escritórios do governo federal também devem ficar fechados nesta terça.

De Washington a Nova York, os moradores e funcionários das redes de transporte empilhavam sacos de areia para proteger suas propriedades das inundações anunciadas, enquanto filas eram formadas diante dos supermercados para estocar alimentos.

G1
Atualizado em 29/10/2012 21h21

Grupo Estado anuncia fim do 'Jornal da Tarde' após 46 anos

O Grupo Estado anunciou nesta segunda-feira (29) que o Jornal da Tarde deixará de circular a partir de quarta-feira (31), após 46 anos de circulação. Rumores já davam conta do fechamento do veículo. Em nota, a empresa afirma que o fechamento do JT é uma "decisão empresarial, tomada para o aprimoramento do foco estratégico do Grupo Estado".


"O Grupo Estado agradece aos leitores do Jornal da Tarde por todos os anos de convivência, aos anunciantes, pelo apoio com que sempre nos prestigiaram, e a todos os profissionais que participaram dessa história: jornalistas, colunistas, publicitários, equipe de arte, integrantes das áreas comercial e administrativa, e das áreas de produção e distribuição", disse em nota o diretor presidente do grupo, Francisco Mesquita Neto.

Segundo o comunicado, a empresa pretende "investir na marca 'Estadão' com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile)", diminuindo custos de distribuição.

O Grupo Estado afirma que "o 'JT' deixará de existir, mas suas principais contribuições permanecem no seu irmão mais velho, o 'Estadão".

Uol

2012/10/21

OAB aplica hoje provas da segunda fase do Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza neste domingo a prova subjetiva (prático-profissional) do 8º Exame de Ordem Unificado para um total de 51.246 candidatos. O cartão de informação com os locais de prova pode ser conferido no site da instituição. A prova tem início em todo o Brasil às 14h de acordo com o horário oficial de Brasília.

Para ser aprovado nesta segunda e última etapa, o candidato deve tirar a nota mínima seis na prova, que é composta de quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e uma peça profissional valendo cinco pontos sobre tema da área jurídica de opção do examinando. São as opções: direito administrativo; direito civil; direito constitucional; direito do trabalho; direito empresarial; direito penal; ou direito tributário.

A divulgação do padrão de respostas da prova prático-profissional será feita no site da OAB no dia 5 de novembro, e o resultado preliminar se dará no dia 8 de novembro. O prazo recursal para questionar o resultado preliminar da segunda fase será de 8 a 11 de novembro deste ano.

HORÁRIO DA PROVA

A aplicação do 8º Exame Unificado da OAB em todos os Estados começa às 14h pelo horário de Brasília. Com diferentes fusos e horário de verão, veja abaixo que horas começa o teste em seu Estado.

Das 14h às 19h (horário de Brasília): Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins;

Das 13h às 18h (horário local): Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;

Das 12h às 17h (horário local): Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

http://www.jb.com.br/

2012/10/18

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito


Artigo com reflexões sobre o futuro do setor cooperativista

"O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrada no mundo inteiro sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, representa a força das pessoas que acreditam em um mundo mais sustentável e inclusivo. A data, comemorada este ano no dia 20, foi instituída pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, sigla em inglês), e relembra o empenho dos pioneiros na construção dos valores do cooperativismo de crédito, ao mesmo tempo em que comemora o sucesso e o desenvolvimento do setor.

A concepção do cooperativismo de crédito desde os pioneiros de Rochdale, na Inglaterra, que fundaram a primeira cooperativa do mundo em 1844, se baseia no conceito de cooperação mútua. As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas que buscam, por meio da união e da intercooperação, prestar serviços financeiros exclusivos em benefício de todos seus associados, que também são donos do negócio. Sempre alicerçado em valores éticos, o cooperativismo de crédito não visa lucros e privilegia o valor pessoal de cada cooperado integrante da sociedade. Além disso, os recursos provenientes das cooperativas são aplicados nas comunidades na qual estão inseridas, o que proporciona o desenvolvimento da região de uma forma equilibrada e sustentável.

Neste contexto, o cooperativismo de crédito tem apresentado um crescimento contínuo nos últimos anos. No atual cenário econômico mundial, o modelo se destaca ao oferecer vantagens e serviços financeiros de uma forma mais simples, rápida e fácil, com taxas e juros mais acessíveis do que os praticados por outros segmentos do setor financeiro. A força do cooperativismo de crédito se consolida cada vez mais diante das questões socioeconômicas do país por estabelecer uma gestão financeira satisfatória em benefício de todos seus cooperados.

Podemos observar a expressão do cooperativismo de crédito no mundo quando vemos os números do setor, principalmente na Europa. Na França, por exemplo, 60% dos recursos financeiros do país são movimentados pelos quatro sistemas de crédito existentes. O francês Credit Agricole, maior banco cooperativo do mundo, atualmente ocupa a 5ª posição na lista dos 50 maiores bancos mundiais em volume de ativos administrados. As cooperativas de crédito do mundo inteiro administram US$ 1,3 trilhão em ativos totais. No Brasil, existem 1.370 cooperativas de crédito que administram ativos em torno de R$ 68,7 bilhões, provenientes de seus 5 milhões de associados. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o maior sistema do país, possui mais de 2 milhões de associados e quase 2 mil pontos de atendimento.

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidades, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Os conceitos de justiça e equilíbrio das cooperativas de crédito têm despertado o interesse de grandes organizações que ensaiam mudanças em suas atitudes com o intuito de torná-las mais humanas e sustentáveis.

A legislação que rege o cooperativismo de crédito já obteve muitos avanços nos últimos anos, principalmente com a regulamentação da Lei Complementar nº130/2009, que estabeleceu o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), reconhecendo de forma definitiva o cooperativismo de Crédito como integrante do Sistema Financeiro Nacional, mas ainda existem muitos desafios para garantir o desenvolvimento das cooperativas de crédito do nosso país e a segurança jurídica do setor. A grande meta do segmento é a aprovação da nova lei geral do cooperativismo que tramita no Senado, o PLS 171/99, a qual reorganiza as sociedades cooperativas no Brasil, define o que é o ato cooperativo e retira do setor o peso dos impostos, proporcionando maior competitividade.

O atual governo da Presidente Dilma Roussef já manifestou seu apoio ao setor cooperativista de crédito, demonstrado logo no início do seu governo com a publicação da Lei 12.424/11, que permite às cooperativas de crédito operar no financiamento de habitações e obras previstas no Programa Minha Casa, Minha Vida. O setor também tem o apoio do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que já se posicionou em defesa do segmento e de uma regulamentação específica para o sistema de crédito cooperativo.

O fortalecimento e a expansão do cooperativismo de crédito no país são instrumentos fundamentais para a consolidação de uma nação mais justa e equilibrada. E, para manter vivos os ideais dos pioneiros de Rochdale, é necessária a conscientização de todos sobre a importância da democratização do crédito e desconcentração de renda. O caráter inclusivo do cooperativismo de crédito e de valorização da individualidade do associado são aspectos importantes na construção um país onde as oportunidades de crescimento sejam oferecidas a todos as pessoas, independente de classe social, gênero, cor ou raça.

Os princípios do cooperativismo devem ser preservados para que, no futuro, a realidade socioeconômica de nossos herdeiros tenha como base uma sociedade mais solidária e democrática com valores que busquem uma existência sustentável, o bem-estar social, a independência e autonomia.

Parabéns a todos os cooperativistas de crédito que contribuem para perpetuação dos valores do segmento e colaboram para a construção de um mundo mais justo e equilibrado!"

Por José Salvino de Menezes, Presidente do Sicoob Confederação


Em Campos, conheça o Sicoob Cred Rio Norte
Rua Dr. Siqueira, 278 - Parque Dom Bosco
Campos dos Goytacazes - RJ CEP 28030-130
Tel.: (22)27262750 e Fax.: (22)27262752
Horário de funcionamento: 10h00 às 16h00
www.sicoobcredriponorte.com.br




Denúncia

Esta mensagem foi recebida por e mail, e desde já o blog encontra-se à disposição do poder executivo municipal para quaisquer considerações.


"Eu gostaria de pedir ajuda aos amigos da rede blog para que uma séria denúncia possa se tornar pública.


Como pai de família, gostaria de pedir ajuda aos amigos blogueiros, no sentido de postarem sobre esse assunto que trago ao conhecimento de todos, ainda que seja uma cópia desse e-mail que eu envio.

Sou pai de um concursado e tenho aqui como provar tudo que irei expor. Os concursados criaram inclusive um grupo (perfil) no facebook que pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://www.facebook.com/#!/groups/387527497932712/. Lá constam muitas denúncias de irregularidades evidenciadas.

OS CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO DA PREFEITURA DE CAMPOS, REALIZADO EM 2012, ESTÃO SENDO DESRESPEITADOS NA HORA DE TOMAR POSSE.

Todos os aprovados no certame público realizado pela Prefeitura de Campos nesse ano de 2012, para provimento de 1.046 vagas, que foram chamados para tomar posse estão encontrando inúmeros obstáculos para entrar efetivamente em exercício.

Além das exigências absurdas de documentação desnecessária, não prevista em edital, temos um fato mais grave acontecendo: A PREFEITURA DE CAMPOS ESTÁ DESRESPEITANDO A ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS NA HORA DA NOMEAÇÃO E ESCOLHA DA LOTAÇÃO DOS CONCURSADOS.

A Prefeitura não está disponibilizando de forma clara a informação sobre as vagas a serem preenchidas, não informando aos candidatos quais as vagas existentes para que possam escolher, dentro do critério de obediência estrita à ordem de classificação, qual a vaga que querem assumir para serem lotados.

Muitos candidatos estão sendo lotados de forma unilateral, sendo enviados para locais de trabalho sem o direito de escolha, baseando-se tal atitude por parte da Prefeitura num absurdo critério inventado de análise de currículo. Análise essa feita sem qualquer critério bem definido e explicitado. Além disso, muitos outros profissionais (especialmente os da área da saúde e da educação) estão sendo IMPEDIDOS de escolher vagas que atualmente são preenchidas por profissionais contratados pelo regime REDA.

A PREFEITURA ESTÁ IMPEDINDO OS NOVOS CONCURSADOS DE ESCOLHEREM VAGAS REAIS E EXISTENTES QUE ATUALMENTE ESTÃO SENDO OCUPADAS POR CONTRATADOS PELO REDA.

Isso é uma absurda afronta ao Poder Judiciário e às leis vigentes.

Todos sabemos da Ação Popular com pedido de liminar proposta pelo advogado José Paes contra esse absurdo e ilegal REDA da Prefeitura. O juiz da 4ª Vara Cível de Campos, Wladmir Hungria, concedeu liminar suspendendo todos os contratados sob o regime do REDA e pagamentos sob pena de multa diária de CINCO MIL REAIS.

Contudo, o fato é que, conforme amplamente divulgado pelos blogs e outras mídias de nossa cidade, os contratados continuam trabalhando, de forma irregular, inclusive sem receber salários, e ocupando vagas que deveriam ser destinadas aos atuais aprovados do Concurso Público da Prefeitura, realizado há pouco tempo.

Muitos concursados da Saúde, por exemplo, estão tendo de escolher_ isso quando a Prefeitura possibilita a escolha_ vagas para o interior (UBS de Tocos, Baixa Grande, etc) da cidade enquanto as vagas da Fundação Municipal de Saúde (HFM e HGG) estão reservadas para os contratados pelo REDA e outras formas de contratação sem concurso público. Pior que isso, durante a posse de muitos candidatos, uma suposta advogada presente na Prefeitura, na qualidade de funcionária da Secretaria de Planejamento e Gestão, informou em alto e claro tom que os novos concursados somente poderiam escolher trabalhar no centro da cidade, em vagas existentes na Fundação Municipal de Saúde, se tivessem o famoso Q.I. (ou seja, indicação de políticos). Outra funcionária da Gerência de Recursos Humanos da Prefeitura informou que essas vagas só poderiam ser preenchidas pelos novos concursados quando a situação dos contratados fosse resolvida.

Pior, há casos de concursados deficientes que estão sendo lotados em locais distantes das suas residências, locais de difícil acesso, inclusive, porque as melhores vagas estão sendo reservada para os apadrinhados políticos. Não há qualquer publicidade sobre quais as vagas existentes para serem preenchidas pelos concursados, que estão sendo lotados ao bel-prazer da Gerência de RH da Prefeitura, sem qualquer direito. Cada um que pegue o que for oferecido e do contrário que se lasque!

Essas falas e muitas outras absurdamente proferidas foram gravadas em áudio por concursados que estão se mobilizando para uma grande ação judicial coletiva. Algumas denúncias já estão sendo feitas ao Ministério Público. Inclusive disponibilizo a todos o perfil do Grupo dos concursados no facebook onde estes assuntos estão sendo debatidos: http://www.facebook.com/#!/groups/387527497932712/.

Todos estão indignados com essas atitudes da Prefeitura e muitos candidatos que fizeram o concurso da Prefeitura e moram em outras cidades estão sendo perseguidos no sentido de desistirem de assumir suas vagas, por serem de fora. Essa fala eu ouvi, nos corredores da Prefeitura, como servidor municipal que sou, no sentido de que essas pessoas que vem de fora não são bem-vindas em nossa cidade. Pena que na hora não estava com um gravador também (coisa que vou providenciar daqui pra frente).

A pergunta que fica é, onde estão o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho que não atuam no sentido de resolver essas questões? Os funcionários contratados pelo REDA continuam trabalhando (ainda que muitos sem receber) e tirando as vagas dos funcionários concursados que estão sendo impedidos de assumirem suas vagas.

Isso merece uma ampla investigação e uma ampla divulgação, pois a Prefeitura de Campos está desrespeitando inclusive a Constituição Federal e cometendo verdadeiros crimes de responsabilidade.

Será possível que o MP e o MPT não podem criar um grupo de apoio e investigação e partir para o trabalho de campo? As provas estão todas aí, as denúncias estão a aparecer de todos os lados, mas parece que o Judiciário em Campos entrou em perpétuo estado de letargia. Não caberia então uma denúncia à Corregedoria desses órgãos que deveriam funcionar como guardiões das leis e dos interesses públicos?

Não podemos deixar que essas absurdas práticas continuem a ser perpetradas. Essa politicagem suja tem de ser expurgada dos recônditos de nossa Administração Pública.

A sociedade campista tem de fazer coro no sentido de denunciar o desrespeito com que a nossa Gestão municipal trata os cidadãos de bem. Tudo que falei aqui pode ser provado. Tudo isso é um absurdo que merece ser amplamente divulgado.

Agradeço a atenção de todos e rogo pela divulgação dessa denúncia.
Abraços cordiais!
Luiz Oliveira."



2012/10/16

Cooperativas de crédito crescem 86% em três anos

De 2009 a 2012, as cooperativas de crédito tiveram crescimento expressivo nos seguintes indicadores: ativos (86%), depósitos (108%) e operações de crédito (65%). Embora a participação destas organizações no mercado financeiro nacional ainda seja pequena (2,4%), o impacto socioeconômico é grande: 76% dos empréstimos estão abaixo de R$ 5 mil. Os números foram apresentados durante o encontro sobre “O papel das cooperativas de crédito no desenvolvimento socioeconômico da Paraíba”, realizado sexta-feira (5), em João Pessoa.


A história, as estatísticas atuais e as perspectivas do setor foram apresentadas pelo diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. “Só em depósitos, houve aumento de 32% das cooperativas contra 11% dos bancos, no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. Mas a concentração bancária ainda é muito alta – os cinco maiores bancos detêm 77,7% do mercado atualmente”, revelou. Segundo ele, são desafios do setor: ampliação da atuação nas regiões metropolitanas, aglutinação das cooperativas em um só sistema e oferta de produtos competitivos.

O gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, destacou o papel social do setor. “Talvez o nosso impacto financeiro seja tímido, mas o impacto social é muito maior. Se não houvesse cooperativas de crédito, os mais de cinco milhões de sócios brasileiros pagariam cerca de R$ 3 bilhões a mais de juros por ano. Por isso o cooperativismo de crédito promove desconcentração de renda porque a gente deixa de mandar esse dinheiro para os banqueiros”, frisou.

Apesar deste diferencial, o superintendente de Gestão Estratégica do Bancoob, Cláudio Halley, lembra que ainda é preciso convencer a população de que o cooperativismo de crédito é um bom negócio. “Nós queremos expandir o cooperativismo de crédito e para isso as cooperativas precisam ter coalizão de comando e pessoal bem preparado. Estou certo que depois do dia de hoje podemos esperar grandes surpresas do cooperativismo de crédito do Nordeste”, afirmou.

Fonte: Sistema OCB/PB em 10/10/2012
c/ed.

http://cooperativismodecredito.com.br/news/2012/10/cooperativas-de-credito-crescem-86-em-tres-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CooperativasDeCreditoNoBrasilENoMundo+%28Cooperativas+de+Cr%C3%A9dito+no+Brasil+e+no+Mundo%29

2012/10/12

Bom feriado a todos

MANHÃ


Abrindo a porta da manhã
hoje respirei
clarividência,
tempo expresso em céu
e sol de brigadeiro.
Os cães rasgavam
o tempo próprio,
celestial paciência
sem perguntas
sem respostas.
Um ou outro
avoado assobio
assobiando,
alguém plainando
em desafio desalinho
sob o orvalho verde fino,
primo irmão da água fria.
Do assoalho divino
existência dividida,
invisível turbilhão,
turbas miúdas e presentes.
Não te vejo -
porém tua figura me assegura
com certeza e plenamente
a vida eterna/mente,
o seguir em profusão.
Um sopro, frescor
forma simples de labor,
me atira seguidamente
- no momento -
para sempre
sem temor.





2012/10/09

TRE-RJ divulga votação de candidatos indeferidos com recurso no Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio disponibilizou em seu site na internet os dados completos da votação em todo o Estado. É possível acessar, inclusive, os votos de candidatos que renunciaram, faleceram ou que tiveram seus registros indeferidos e ingressaram com recurso. Os votos desses candidatos constam como nulos no resultado oficial. A votação de cada seção eleitoral também pode ser consultada. Para visualizar as informações, deve-se acessar http://www.tre-rj.jus.br/eleicoes_2012/internet/index.jsp e clicar na opção "Resultado de Votação" no menu à esquerda.


http://www.tre-rj.gov.br/site_novo/noticias/jsp/noticia.jsp?id=88170&sessao=0.6919286542279981

Eleições 2012

Campos dos Goytacazes, a novela que
ainda não acabou.

2012/10/05

Presidente do TSE diz que 'ficha suja' que recorreu 'provavelmente' perderá

Para ministra Cármen Lúcia, candidato corre risco de não tomar posse.

Segundo ela, eleitor deve avaliar 'consequências' de optar por ficha suja.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as "consequências" de optar por candidatos "ficha suja", segundo afirmou em entrevista nesta sexta (5) ao G1.


A dois dias da votação, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.

De acordo com Cármen Lúcia, os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo tribunal regional eleitoral do estado. Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

“Se ele [candidato] já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente ele vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse.

Para a ministra, a tentativa do candidato de recorrer "é legítima, é direito dele". Mas, segundo Cármen Lúcia, a consequência do voto "também é preciso ser considerada pelo próprio eleitor”. Segundo ela, se vetado pelo tribunal, o eleito poderá não tomar posse.

A ministra ressaltou ainda que muitas vezes o político que recorre está perdendo e quer postergar um resultado negativo. Ela comparou o esforço dos políticos ficha suja em reverter a impugnação da candidatura a uma partida de futebol. Segundo a ministra, a lentidão do Judiciário em concluir julgamentos se deve, em parte, ao excesso de recursos.

“É como um jogo de futebol. Quem está perdendo não quer que o jogo acabe. Quem tá ganhando diz: ‘Ô seu juiz, como é que é? Está demorando’. É o mesmo jogo. Quem está perdendo, tem o pedido indeferido. Ele continua entrando com recurso, com cautelar. Quem está com pedido deferido, coligação ou partido que eliminou o adversário, está querendo que acabe”, declarou.

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2012/noticia/2012/10/presidente-do-tse-diz-que-ficha-suja-que-recorreu-provavelmente-perdera.html

Ficha Limpa ameaça quase três mil candidatos nestas eleições

No total, TSE já recebeu 6,5 mil recursos de registros de candidaturas

BRASÍLIA - Até a manhã desta sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 6.535 recursos sobre registros de candidaturas para as eleições deste domingo, entre os quais 2.985 recursos relativos à Lei da Ficha Limpa. Segundo balanço da Corte, até agora 2.835 recursos já foram julgados com decisões favoráveis e contrárias aos candidatos.

Em relação aos 2.985 relativos à Lei da Ficha Limpa, 678 recursos já foram julgados, mas estão pendentes porque há recursos contra decisões, em sua grande maioria, dadas de forma individual pelo ministros (decisões monocráticas). Há outros 155 recursos da Lei da Ficha Limpa, que têm decisão definitiva do TSE.

O candidato que não conseguiu uma decisão definitiva em relação a seu registro de candidatura participa da eleição, mas só assumirá, se for eleito, depois de uma decisão definitiva da justiça em seu favor. Quando o registro é negado pelo TSE, o candidato pode receber os votos, mas eles não são computados. É preciso aguardar o julgamento final de seu caso. Quando o registro é garantido pelo TSE, mas ainda cabe recurso, os votos são computados, mas pode ser desconsiderados, se a decisão final não for favorável ao candidato. Normalmente, a decisão final do registro é dada pelo plenário do TSE. Mas há quem tente recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal, instância final de recurso.

O Tribunal ainda divulgou que 395 cidades vão receber auxilio de forças federais. Apenas na sessão de ontem do tribunal, os pedidos por forças armadas feitos por 127 cidades foram votados ontem. Outros ainda podem ser decididos hoje.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições no seu celular e tablet. Acesse app.oglobo.com.br/eleicoes

http://oglobo.globo.com/pais/ficha-limpa-ameaca-quase-tres-mil-candidatos-nestas-eleicoes-6298235




2012/10/04

Eduardo Terra - 43.433

Caro cidadão, peço licença para entrar em seu lar e me apresentar a todos os seus familiares:

Sou Eduardo Terra, médico endocrinologista, acupunturista e Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, pela primeira vez candidato a vereador em Campos dos Goytacazes, pelo PV, em coligação com o PCdoB. Meu número é 43.433.

Dirijo-me a vocês por entender que assim como o grupo que nos apóia, grande parte da população se vê indignada com a atual situação em que se encontra nossa cidade.

Como disse o ativista negro norte-americano Martin Luther King: o mal prevalece quando o bem se cala.

Lançamo-nos nesta campanha na busca e crença que há possibilidade de mudar. Somos ricos em território e recursos naturais, fomos brindados com várias universidades que poderiam nos prover na prática toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento sustentável. Temos formação de material humano suficiente para suprir todas as necessidades sociais.

O que nos falta? Falta-nos é vontade, seriedade política para empregar corretamente uma quantia de cerca de dois bilhões e meio de reais anualmente. Lembremos que nosso maior entusiasta, o grande empresário Eike Batista em seu livro “O X da Questão” nos conta que levou 20 anos para fazer seu primeiro bilhão, mas em oito anos o transformou em um

império avaliado em torno de 100 bilhões.

Amigos, devemos lutar por:

-Um sistema de gestão onde todas as compras da prefeitura possam ser licitadas e acompanhadas de forma cristalina pela população, assim como um grande almoxarifado onde haja controle de estoque e serviço integrado de informática em todas as redes (de saúde, escolares, limpeza pública, etc.).

-Incentivo à indústria e construção civil local, promoção de cursos de formação profissional e
capacitação da mão de obra local.

-Valorização do profissional, efetivando o plano de cargos e salários, dando segurança ao seu trabalho e autonomia para que cada classe profissional possa votar, através de seu colegiado, nos seus diretores, ao invés de receberem de paraquedas pessoas incapacitadas para gerirem escolas, hospitais, etc.

-Capacitação dos nossos gestores, determinando metas anuais, que se não forem cumpridas
culminarão com a troca dos mesmos.

-Educação de nossas crianças, para que respeitem a natureza e possam fazer melhor uso dela.

-Cobrar das empresas terceirizadas a correta prestação de serviço, uma rede de esgoto decente e tratamento do mesmo, já que nos é cobrado o imposto sobre a água e esgoto.

-Os impostos devem ser reduzidos e inclusive alguns eliminados como o imposto sobre a iluminação pública.

-Atenção primária à saúde. Os agendamentos de consultas preferencialmente devem fluir para uma central única para que possa haver integração entre postos e hospitais.

-Ampliação e funcionalidade da rede hospitalar para que as áreas carentes possam ser atendidas.

-Suprir a carência de profissionais e criar uma ouvidoria efetiva.

-Remédios gratuitos para uso contínuo com fácil acesso.

-Centros de lazer, esporte e treinamento físico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

-Áreas interativas para idosos durante o dia, para que seus familiares possam trabalhar tranquilos.

-Transporte urbano adequado.
-Aumento do número de ambulâncias e ter logística para atender as comunidades periféricas.

-Aprimoramento, assim como a integração das diversas classes profissionais, criando locais, como clubes, onde possamos valorizar o profissional, levando lazer, além de reciclagem do conhecimento. Buscar soluções em cada classe profissional para a melhoria social e o retorno dos valores reais de cada profissão.

Esta é a razão da nossa candidatura e também a razão pela qual cada um de nós deve lutar trazendo uma, duas, três... dez pessoas a mais aos nossos comitês, sacudindo as estruturas velhas e corrompidas desta possível cidade modelo.
A hora é esta, não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
Conto com cada um de vocês para que eu tenha chances de representá-los na Câmara Municipal, que precisa de renovação, de sangue novo, de ideias novas e de independência para fiscalizar o Executivo.
Uma revolução só é possível se houver amor ao povo e ao seu município.

Votemos certo: 43.433.

Receba o meu abraço. Estou à sua disposição através do telefone 81323869 e do e-mail
epachecoterra@hotmail.com

Eduardo Terra

2012/10/03

Depois de detidos pela Polícia federal, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o vereador Alexandre Rosa já foram liberados e se encontram no município. A prefeita dará agora de manhã à imprensa sua versão dos fatos, podendo arguir a suspeição da ação. A polícia federal também falará com a imprensa agora pela manhã.