2011/03/31

Abril: Circuito Cultural do SESI Campos (RJ)


clique na figura para amplar.

2011/03/30

Governo do estado vai contratar 4.378 professores temporários no Rio

Docentes vão dar aulas a estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Rio - O governo estadual do Rio de Janeiro vai contratar 4.378 professores temporários para atender os alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio. O decreto que autoriza a contratação foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado.

Segundo a Secretaria de Educação, as normas do processo seletivo serão definidas em breve. As inscrições acontecerão em período a ser estabelecido em resolução, por meio de ficha que deve ser preenchida pelo candidato com dados pessoais, titulações e experiências.

Encerradas as inscrições, terá início a convocação dos selecionados, de acordo com as necessidades identificadas na rede. Segundo a secretaria, o prazo para alocação dos docentes em sala de aula deve ser de aproximadamente uma semana.

O Dia
c/ed.

Marketing

Há tempos não se via em Campos dos Goytacazes uma ação programada e desenvolvida de marketing/mídia tão volumosa como a que está em curso, pelo governo municipal. Abrange principalmente emissoras de TV aberta e do sistema fechado e rádios AM e FM, mas alcança jornais impressos. E ainda há, em pequena escala, sites e mesmo blogs, que se mostram ao menos simpatizantes das ações da prefeitura local.
Paralelamente ao fato de desejar apresentar projetos ou expor tais ações, quem conhece um pouco mais da área sabe que um projeto dessa envergadura normalmente é executado para se recompor terreno, ou seja, para se combater números indesejáveis em vários níveis garimpados e obtidos em geral através de pesquisas de reconhecimento e aceitação.
É um processo válido dentro da "guerra" de informações, especialmente num campo hoje excepcionalmente minado por conta da enorme variedade de meios e quantidade de mensagens, mas é importante lembrar que deve sempre haver um imediato equilíbrio entre o que se fez e faz e o que se divulga, caso contrário a idéia que se tenta transmitir torna-se volátil, quando não há um efeito contrário. Quanto ao que se espera fazer em termos de ações mas já faz parte do projeto, o emitente ganha em tempo, pois obviamente apenas no futuro uma leitura correta poderá ser feita.
Na verdade, não apenas a "comunicação de sistemas particulares", mas a própria relação poder público e povo ganha a cada dia novos contornos, com a velocidade com que se expandem os novos meios, concretizando novas formas e linguagens e permitindo um acesso maior, o que gradativamente se traduz também em maior poder de percepção e análise.

2011/03/29

Após 13 anos de luta contra o câncer, José Alencar morre em São Paulo aos 79 anos


Sérgio Lima (Folhapress)

Depois de lutar por mais de 13 anos contra o câncer, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe médica.

Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).

O quadro clínico do empresário que ajudou a eleger Lula em 2002 e em 2006 piorou três dias antes do último Natal, quando foi internado com urgência após uma nova hemorragia abdominal provocada pelo tumor no intestino. Os médicos contiveram o sangramento, mas não puderam retirar os tecidos comprometidos pela doença, impedindo o político mineiro de se despedir do cargo em Brasília e de participar da posse da presidente Dilma Rousseff.

De dezembro até os primeiros meses de 2011, o ex-vice voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave (veja histórico abaixo). Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde.

Em novembro de 2009, Alencar garantiu que se a saúde permitisse seria candidato ao Senado. No início do ano passado, cogitou tentar o governo de Minas Gerais. Porém, em abril, afirmou que não disputaria cargos por estar em tratamento de quimioterapia contra o câncer.

"Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Subi a rampa com ele [Lula], vou descer com ele. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Proibido pelos médicos, ficou no hospital enquanto Dilma e seu sucessor, Michel Temer, recebiam o cargo no Palácio do Planalto.

Histórico

Os problemas do ex-vice-presidente com o câncer começaram em 1997, quando descobriu dois pequenos tumores malignos no rim direito e no estômago. Na ocasião, Alencar foi operado no mesmo dia.

Submeteu-se a duas cirurgias --em 2000 e 2002-- para tratar de um câncer da próstata. Em 2006, foi a vez de um tumor retroperitonial (atrás da membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos).

Em outubro de 2007 Alencar foi operado novamente do tumor no retroperitônio. Numa revisão da cirurgia em 20 de dezembro, foi detectado um "ponto minúsculo" na mesma região, e os médicos decidiram fazer sessões de quimioterapia para combatê-lo.

Entre 12 e 19 de janeiro de 2008, ficou internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de uma infecção decorrente da quimioterapia. Recebeu alta aparentando fragilidade, mas com otimismo. Na ocasião, disse que queria almoçar em uma churrascaria.

Depois disso, voltou a ser hospitalizado outras vezes para ser submetido a tratamentos de quimioterapia. No dia 26 de julho de 2008, Alencar admitiu em uma entrevista coletiva que estava novamente com câncer. Ele disse a jornalistas, em Brasília, que exames de rotina feitos em São Paulo mostraram "uma recorrência".

Na ocasião, ele descartou a possibilidade de se afastar temporariamente da Vice-Presidência da República.

Em janeiro de 2009, enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação.

Já em maio do mesmo ano, novos exames apontaram o retorno de tumores malignos em "alguns pontos da cavidade abdominal". Mas, no final de outubro de 2009, Alencar disse que o último exame realizado mostrava uma "redução substancial" dos tumores.

No início de julho de 2010, Alencar deu entrada no hospital Sírio-Libanês para uma sessão de quimioterapia, mas apresentou uma crise de hipertensão e foi internado em seguida. Após três dias, foi diagnosticada uma isquemia (deficiência na irrigação sanguínea) cardíaca, o que estava provocando uma irrigação insuficiente em uma das paredes laterais de seu coração.

Por isso, foi feita a colocação do stent (dispositivo para dilatar vasos sanguíneos) no coração. Na ocasião, ele também passou por um cateterismo (exame para verificar as condições de vasos sanguíneos).

Em setembro, o vice-presidente voltou a ser internado para tratar um edema agudo de pulmão. Já no final de outubro, Alencar foi internado com um quadro de suboclusão intestinal.

No começo de novembro, sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um novo cateterismo. No dia 27 de novembro, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado. No final do procedimento, ele sofreu uma arritmia cardíaca, que foi revertida.

No meio de dezembro, Alencar deixou o hospital após passar 25 dias se recuperando da cirurgia e submetendo-se a sessões de hemodiálise, por conta do comprometimento das funções renais. Em 22 de dezembro, porém, voltou ao hospital, de onde só recebeu alta no dia 26 de janeiro.

Alencar voltou a ser internado às pressas no dia 9 de fevereiro devido a uma perfuração intestinal. Ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 15 de fevereiro e recebeu alta médica 34 dias depois. No dia 28 de março retornou ao hospital em situação considerada crítica e foi internado novamente na UTI.

Biografia

Filho de um pequeno comerciante de um vilarejo mineiro, José Alencar Gomes da Silva começou a trabalhar cedo e deixou a família quando tinha 14 anos para empregar-se numa loja na sede do município de Muriaé (MG).

Em 1947, atrás de um emprego melhor, mudou-se para Caratinga, cidade em que conheceu Mariza, com quem se casou. Aos 18 anos, foi emancipado pelo pai (na época, a maioridade civil ocorria aos 21 anos) e, com apoio financeiro de um irmão, abriu uma loja na cidade.

Hoje, a Coteminas S.A., controlada pela família de Alencar, é a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil.

Alencar causou surpresa, à esquerda e à direita, ao aceitar a posição de vice na vitoriosa chapa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na campanha de 2002. Quatros anos depois, foi reeleito vice-presidente.

Em julho de 2010, um juiz da comarca de Caratinga (MG), declarou José Alencar oficialmente pai de Rosemary de Morais, que passou a assinar Gomes da Silva. A sentença faz parte de uma ação de reconhecimento de paternidade ajuizada em 2001.

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Governo retomará rádios e TVs em nome de laranjas

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou ontem que o governo cassará as concessões de rádio e TV que foram adquiridas em licitações públicas por empresas registradas em nome de laranjas.

A decisão foi tomada um dia depois de a Folha revelar que entre os vencedores de concessões milionárias estão funcionários públicos, donas de casa, cabeleireira, entre outros trabalhadores com renda incompatível com o valor dos negócios.

Alguns admitiram ter emprestado os nomes para que os reais proprietários não aparecessem. De 91 empresas analisadas pela reportagem, 44 não funcionam nos endereços oficiais.

Segundo Paulo Bernardo, o ministério já tinha conhecimento de parte das "ocorrências", embora desconhecesse detalhes sobre o uso em larga escala de laranjas.

O ministro disse que pedirá ao Ministério Público Federal que investigue também a revenda de concessões pela internet, revelada pela Folha na edição de ontem.

"A legislação proíbe a revenda das concessões até que a emissora complete cinco anos de funcionamento. Quem comprou e revendeu para ganhar dinheiro pode perder a concessão", disse.

QUEBRA DE SIGILO

Paulo Bernardo comentou o caso da Empresa Ursa Maior, registrada em nome da cabeleireira Neide Maria Pedroso, da Itapecerica da Serra (SP), que venceu licitações para três concessões de rádio, por R$ 8,19 milhões.

Afirmou que há indícios de que "há algo muito errado" e que o Ministério Público tem poder para pedir a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico e descobrir se existe um proprietário oculto por trás das empresas.

Outras medidas anunciadas foram a suspensão da abertura de novos editais de licitação enquanto o ministério não concluir a tramitação dos processos que estão acumulados e a modificação dos próximos editais para inibir o uso de laranjas.

Ele defendeu a exigência de que os candidatos depositem uma garantia de 20% do valor de mínimo de venda estabelecido pelo governo.

Os perdedores receberão o dinheiro de volta ao final da licitação e o ganhador o usará como parte do pagamento pela concessão.

ACÚMULO

A reportagem da Folha mostrou ainda que 890 licitações feitas entre 1997 e 2001 ainda não foram concluídas. Bernardo admitiu que a tramitação dos processos pelo ministério é lenta e prometeu concluir todos os processos acumulados em 18 meses.

Ele anunciou ainda que encaminhará à AGU (Advocacia-Geral da União) vários processos parados porque o comprador não pagou o prometido. E defendeu que as concessões licitadas há mais de dez anos, e ainda não concluídas, sejam canceladas e feitas novas licitações.

Outras providências anunciadas foram as mudanças de regras para a emissão de outorgas de emissoras educativas e de retransmissoras de TV, que são autorizadas gratuitamente pelo governo.

Segundo o ministro, para tornar "mais transparente" a distribuição das outorgas será feita uma consulta pública ainda nesta semana.

Bol
Elvira Lobato
do Rio

2011/03/28

Campos

CAMPOS

Já ouvi de um tudo falar, por muitas vezes,
de campos valentes, gente brava e feroz.
Histórias de minha avó, cujo céu parava a espiar
e me faziam voar janela a fora, entraram no sangue
como a tinta deixa o pincel.
Reais como o cheiro de terra úmida e as manhãs
claras e floridas
da chácara da minha infância.
Tais como o sol atravessava plantas e mentes;
café moído efuso, pisar nas frutas maduras,
subir muros e árvores,
ter nas mãos minha cidade criança.
Ter sido Cazuza de Viriato poucos anos à frente,
ter tido meus próprios índios e soldados,
melhor destino fiz então no momento...
Também vi de um tudo, por muitas vezes.
Do molde, cópias malfeitas,
do lápis, traços famélicos;
do barro em que pisei nas ruas, nuas,
deixei pegadas pregadas
na alma.
Só resposta tive da relva,
que devolve em arte servida toda a dor
sofrida, sem revolta.
De início araram a terra como quem disseca
um moribundo,
sugaram as feridas,
atolaram os gritos em alvinos quinhões...
Em todas as portas, todas as letras mortas,
toda a beleza da filha que o pai não toca.
Em todas as bocas, todas palavras tortas,
toda falsa leveza que não mais importa.
A fila sob os estalos segue rasgando a escuridão,
mas a luz resiste e insiste.
No alto, o fedor arrogante em borbotão,
enquanto o aroma do chá persiste.

II

De novos caminhos também ouvi dizerem
dos personagens... flutuavam estáticos
como as bandeirolas de Volpi na história.
A vantagem de sair na frente
cegava sempre os carreteiros, que deixavam na estrada
marmita, suor e botão.
Por isso moeram teus ossos
como quem extrai fruta verde sem fome,
quem xinga sem dizer nome
e quem faz do já ter tido algo a mais para contar.
E só.
Engoli teu pó de terra roxa,
onde esperma e óvulo se confundem,
teu cheiro de vento nordeste e fuligem,
etérea eterna escultura.
Sob o manto da cultura
li e reli teus pensamentos,
bebi do amálgama que me moldou
a adolescência,
percorri teu corpo
dias e noites a fio da navalha,
sem feridas.
Mesclagem no tacho de sangue e mel,
ferve a essência do que parece fel
mas que encanta por ser rotina
não pensada.
Rotina sem temor,
absorvida nos passos de tua biografia
mesmo ainda não contada,
sem rimar amor e dor,
carcomida pelos olhos cerrados,
pelas mentiras, arrogância ao ar aberto,
pelas bocas lacradas,
sem frescor.
Teus falsos meninos de engenho
pisam hoje em excrementos
cujos próprios elementos toda a família
cultuou.
Perdidos na estrada, esculturas de vidro
congeladas, arrotam o que pensam
pensar, sem pensamento.

III

Dos teus profetas perdi todas
as palavras,
de rubras a encarnadas,
que deixaram esperança
em vão.
Mas, forma ou outra,
cá estou,
te olho os olhos embotados
e te sopro o sopro de quem espera,
ainda e sempre,
algo novo,
diferente, na próxima curva
do teu rio.
Te sopro o sopro como quem busca
inflar as velas, inflando as veias.
Te olho como quem espera o próximo domingo,
para ver o vestido mais
bonito
da mulher que te encarna.
Te sinto como quem deseja
que o infante mais galante
venha, enfim,
te desposar.
Tenho hoje que te ver assim,
somente por hoje, a cada dia,
para ver onde sua vida me vai dar.
Que sejas um dia por fim
amante do tempo,
e que a cada encontro
se renovem tesão e sentimento,
tempero novo em cada enredo
da tua história.

2011/03/24

Veja estrada reconstruída após terremoto no Japão

Imagens mostram como estrada que liga Tóquio à Naka foi recuperada em apenas seis dias

Imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram a reconstrução de uma estrada parcialmente destruída pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão no dia 11 de março. A estrada, que liga a capital japonesa, Tóquio, à Naka, na província de Ibaraki, foi reconstruída em apenas seis dias.

A foto da esquerda foi tirada no dia do tremor, que teve 9 graus de magnitude. A foto da direita foi tirada em 17 de março e mostra o trabalho de restauração feito pela companhia que administra a estrada.

A reabertura de estradas danificadas pelo tremor seguido de tsunami facilita o trabalho de entrega de ajuda humanitária aos desabrigados. Em Sendai, a cidade mais próxima do epicentro, helicópteros e aviões das forças japonesas já conseguem pousar e decolar do aeroporto.

Vinte navios, 140 aviões e cerca de 19 mil soldados americanos trabalham lado a lado com 100 mil militares japoneses para vasculhar as zonas devastadas e aliviar a situação das vítimas, que se concentram nas províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima.

Milhares de voluntários japoneses e equipes internacionais também participam dos trabalhos. Com 18 mil casas destruídas e mais de 130 mil edifícios danificados, principalmente no litoral nordeste, as equipes de emergência habilitaram dois mil refúgios em lugares como escolas e ginásios onde se concentram mais de 200 mil moradores que perderam suas casas.

Segundo a agência Kyodo, o governo prepara leis especiais para acelerar a reconstrução, que incluirão medidas como eximir de impostos os sobreviventes das zonas mais afetadas pela catástrofe.

Veja o ANTES e DEPOIS:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/veja+estrada+reconstruida+apos+terremoto+no+japao/n1238188726226.html

iG São Paulo
c/ed.
Foto: AP

Obs. do Blog Geral: sabemos que seria pedir demais, ainda, levar em conta a situação acima para a melhoria dos serviços dos quais dispomos. Qualquer comparação aqui é estapafúrdia, obviamente em relação à sofrível cultura (de questão cultural) de grande parte de governantes acerca de serviço público, e, especialmente, obras.
Mas não seria possível pelo menos que pensássemos a respeito?

2011/03/23

OAB afirma que decisão do STF sobre Ficha Limpa 'frustra a sociedade'

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considerou frustante a decisão do Supremo Tribunal de Federal (STF) que decidiu que a Lei da Ficha Limpa só vale a partir das eleições municipais de 2012.

Com isso, políticos que obtiveram votos suficientes para se eleger no pleito de 2010, mas foram impedidos pela lei, poderão tomar posse.

"A decisão do Supremo Tribunal Federal proferida com o voto do ministro Luiz Fux, recém nomeado pela presidenta Dilma Rousseff para compor o mais importante Tribunal do país, frustra a sociedade que, por meio de lei de iniciativa popular, referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral, apontou um novo caminho para a seleção de candidatos a cargos eletivos fundado no critério da moralidade e da ética, exigindo como requisito de elegibilidade a não condenação judicial por órgão colegiado”, diz, em nota, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Com o placar de 6 votos a 5, a Corte proibiu a aplicação imediata da regra. O ministro Luiz Fux foi o responsável por desempatar a votação. Ele acompanhou o voto do relator ministro Gilmar Mendes.

O presidente da OAB destacou a importância da lei, proposta por uma iniciativa popular, que ajudou a banir do cenário eleitoral “vários políticos que acumularam durante a vida uma extensa folha corrida de condenações judiciais e que zombavam da sociedade e da Justiça com incontáveis recursos para impedir o trânsito em julgado de decisões condenatórias".

“Embora o sentimento da sociedade seja de frustração, tal fato não significa uma derrota porquanto a Lei da Ficha Limpa é constitucional e será aplicada às próximas eleições”, afirmou.

Para a diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, os ministros do STF não fizeram a interpretação correta da lei.

"Nosso pensamento e de muitos juristas é de que a lei não alterou o processo eleitoral, alterou apenas a elegibilidade e isso não é pena. Há registro de candidatura da mesma forma. Estamos decepcionados, mas não conformados. Com esse resultado, temos a certeza de que é necessária a reforma política urgentemente”, disse a diretora do movimento, responsável por propor o projeto que criou a lei.

23/03/2011 - 21h55
Carolina Pimentel e Daniella Jinkings
Da Agência Brasil
Em Brasília

Após impasse, Supremo libera fichas-sujas e espera ações de barrados em 2010

Quase seis meses depois das eleições e após duas votações empatadas, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (23), por 6 votos a 5, anular a aplicação da lei Ficha Limpa para as eleições de 2010. A partir de agora, candidatos barrados no último pleito devem provocar uma enxurrada de ações na Justiça para mudar os resultados estipulados em 1º de outubro do ano passado.

O caso analisado foi o do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), condenado por improbidade administrativa quando secretário municipal. Ele foi condenado por três esferas inferiores da Justiça antes de ser liberado pelo Supremo. A lei Ficha Limpa impede que candidatos punidos por órgãos da Justiça concorram nas eleições e, depois da decisão, só valerá para a votação de 2012.

A ministra Ellen Gracie, que votou a favor da aplicação imediata da lei, afirmou que a decisão desta quarta-feira se aplica a barrados em situação semelhante à de Bouças –somando aproximadamente 30 casos, segundo ela. Por ter sido tomada pelo plenário do Supremo, no entanto, a tendência é de que a decisão dos ministros seja estendida a outros afetados pela lei aprovada pelo Congresso pouco antes das eleições passadas.

O artigo 16 da Constituição Federal determina que qualquer mudança no processo só pode acontecer se for editada um ano antes do pleito, o que não aconteceu. Os adversários do dispositivo querem que a lei valha só para o pleito de 2012. Os patrocinadores da ficha limpa dizem que a iniciativa não mudou as regras.

O Supremo votou duas vezes sobre o tema e nunca saiu do impasse. O presidente, ministro Cezar Peluso, recusou-se a dar voto de minerva para desempatar –preferiu a chegada de um novo colega, após a aposentadoria do ministro Eros Grau.

Desempate

O novo ministro, Luiz Fux –recém-nomeado pela presidente Dilma Rousseff–, foi responsável pelo desempate sobre a questão, que até antes do julgamento de hoje estava com um placar de 5 x 5.

Fux já tinha feito comentários genéricos elogiando a lei, mas não havia se definido sobre a aplicabilidade dela nas eleições de 2010. Entre os políticos barrados no ano passado, estão os ex-governadores João Capiberibe (PSB-AP), Joaquim Roriz (PSC-DF) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Nos julgamentos anteriores, e na sessão de hoje, defenderam a validade atual da lei os ministros Ricardo Lewandowski (que é também presidente do TSE - Tribunal Superior Eleitoral), Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Ficaram contra o presidente da Corte, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Antonio Dias Tóffoli e Marco Aurélio de Mello.

"O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição", afirmou Fux no início de seu voto. O ministro alegou que devem ser evitadas surpresas no ano da eleição, como aconteceu com a aprovação da lei pelo Congresso.

"O intuito da moralidade é todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica, jurídica", complementou. "O princípio da anterioridade eleitoral é uma garantia não apenas do cidadão eleitor, mas também do candidato e dos partidos políticos." O ministro ainda afirmou que "a tentação de aplicação da lei é muito grande, até para quem vota contra. Mas deve ser resistida".

Antes dele, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso que está sob julgamento, votou novamente contra. "Esta é a missão desta corte. Aplicar a jurisdição ainda que contrarie a vontade popular", afirmou.

Já Ayres Britto criticou. "Esta é uma lei que surgiu para rimar erário com sacrário. Como pode alegar surpresa um secretário que foi condenado três vezes antes de chegar aqui?", disse, referindo-se ao caso julgado hoje.

Marco Aurélio defendeu seu voto afirmando que: "Nós ocupamos uma cadeira vitalícia apenas para atuarmos conforme a ciência e a consciência. Há mais coragem em ser justo parecendo injusto do que em ser injusto para salvaguardar as aparências da Justiça". E complementou: "Não temos qualquer culpa de o Congresso ter aprovado a lei apenas no ano de eleições".

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília

Elizabeth Taylor morre aos 79 anos

Atriz estava internada em hospital de Los Angeles por problemas cardíacos

A atriz britânica Elizabeth Taylor morreu nesta quarta-feira (23) aos 79 anos por problemas cardíacos. Internada no início do mês passado no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, a estrela hollywoodiana se tratava há semanas. Michael Wilding, um dos filhos da atriz, divulgou um comunicado: "Sempre seremos inspirados por sua contribuição ao mundo".

Apesar da internação e de complicações recentes, a condição de Taylor era considerada estável e se esperava que a atriz se recuperasse e pudesse voltar para casa. Em 2009, Taylor havia sido submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas há mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica.

Uma porta-voz confirmou que Taylor estava acompanhada por seus filhos – além de Michael, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton. Ela deixa 10 netos e quatro bisnetos.

Liz Taylor ficou conhecida em todo o mundo por sua beleza estonteante, seu talento e seus dramas na vida real. Considerada uma das últimas divas da antiga Hollywood, a atriz começou a atuar ainda pequena, sendo reconhecida com Oscar ao longo de sua carreira, por "Disque Butterfield 8", em 1961, e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", em 1967, além de ter obtido outras três indicações – em 1958, por "A Árvore da Vida"; em 1959, por "Gata em Teto de Zinco Quente"; e em 1960, por "De Repente, No Último Verão". A eterna Cleópatra teve sete maridos e se casou por oito vezes (duas com Richard Burton), além de posar ao lado de diversos namorados e amantes. Lutou por anos contra a dependência das drogas e do álcool e dos distúrbios alimentares.

Elizabeth Rosemond Taylor nasceu em 27 de fevereiro de 1932, em Londres. Em 1939, sua família decidiu voltar para os Estados Unidos temendo o início da guerra na Europa. Pouco depois de se instalar em Los Angeles, Liz participou de seu primeiro filme, “A Força do Coração”, que foi lançado quando a atriz tinha apenas 10 anos de idade. Seu primeiro papel importante no cinema veio em 1944, no filme “A Mocidade É Assim Mesmo”. Com apenas 12 anos, Elizabeth Taylor tornou-se, então, a principal estrela infantil do estúdio MGM.

A atriz foi a rainha das bilheterias das décadas de 1950 e 1960. Seus olhos cor de violeta encantavam plateias e seu talento conquistava os críticos. Nesse período, ela atuou ao lado de pesos-pesados do cinema norte-americano, como James Dean (no clássico “Assim Caminha a Humanidade”), Roger Moore (em “A Última vez que Vi Paris”) e Paul Newman (“Gata em Teto de Zinco Quente”).

Apesar do trabalho elogiado e da fama estabelecida, levou algum tempo para que Taylor ganhasse um Oscar. Ela foi nomeada por quatro anos consecutivos ao prêmio da Academia, mas só levou a estatueta para casa em 1960, por “Disque Butterfield 8”. A segunda estatueta veio pouco depois, em 1966, interpretando a briguenta Martha, considerada uma das melhores atuações de sua carreira, em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”.

Filhos e casamentos

A atriz, que por anos figurou nos sonhos de muitos homens, teve uma vida amorosa atribulada. Com oito casamentos no currículo, Elizabeth Taylor se relacionou com homens ricos e famosos de seu tempo. Ela teve seu primeiro marido com apenas 18 anos. O escolhido foi Conrad Nicholson Hilton Júnior, mais conhecido como Nick, herdeiro da rede de hotéis Hilton. A união durou pouco mais de sete meses. No ano seguinte, veio o ator Michael Wilding , com quem permaneceu por cinco anos. Com ele, teve dois filhos: Michael (1953) e Christopher Wilding (1955).

Após a separação, surgiu outro milionário em seu caminho, Mike Todd. Ele foi o primeiro grande amor da sua vida, mas morreu em um acidente aéreo, um ano depois do casamento. Juntos tiveram a terceira filha da atriz, Liza Todd. Superado o trauma, Elizabeth casou-se com o cantor Eddie Fischer. Sua união com o músico foi um dos maiores escândalos da sua carreira: ele era grande amigo do falecido Todd e marido da atriz Debbie Reynolds, amiga de Taylor.

Ainda casada com Fischer, Elizabeth conheceu o ator inglês Richard Burton no set de filmagens de “Cleópatra”. Os dois tiveram uma relação turbulenta, casaram-se e separaram-se duas vezes. Juntos, adotaram a quarta filha de Liz, Maria Burton. Após 11 anos, entre idas e vindas, a atriz se separou de Burton e, no mesmo ano, casou-se com o atual senador republicano pelo estado da Virginia John Warner.

Em 1981, aos 59 anos, a diva buscou novamente a felicidade, agora nos braços do caminhoneiro Larry Fortensky, um alcoólatra recuperado. A cerimônia foi realizada no rancho Neverland, de seu amigo Michael Jackson. Com o fim do oitavo casamento, a estrela jurou nunca mais se casar.

Drogas e álcool

Elizabeth Taylor teve uma longa história de mais de 30 anos de abuso de álcool e drogas. Além de ter sido internada diversas vezes em clínicas de desintoxicação, sofreu com distúrbios alimentares e por algumas vezes tentou suicídio. A atriz ainda tomava aspirinas e analgésicos para livrar-se das dores ocasionada por uma queda de cavalo aos 12 anos – ela fraturou três vértebras e passou a depender de remédios desde então.

Nos últimos anos de vida, Elizabeth Taylor foi internada diversas vezes por problemas de saúde. Em 1997, ela foi submetida a uma cirurgia no cérebro para retirada de um tumor benigno. Anos depois, em 2004, foi diagnosticada com problemas no coração. Em suas últimas aparições em público, a atriz usava cadeira de rodas, alegando problemas de osteoporose. No ano de 2006, Liz foi ao programa “Larry King Alive” para desmentir boatos de que estava com Alzheimer.

iG São Paulo com agências 23/03/2011 10:20 - Atualizada às 10:54

2011/03/22

Alerj aprova reajuste de professores da UENF

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou há pouco (às 17h30 desta terça, 22/03) o reajuste de 22% aos professores da UENF, proposto pelo governo do Estado. O reajuste, parcelado em seis vezes, será retroativo a janeiro de 2011.

Metade do percentual total (11%), referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, deverá ser paga de uma vez, possivelmente em folha suplementar. A outra metade (11%) será parcelada nos três meses seguintes.

A proposta de reajuste tinha sido enviada pelo governador Sergio Cabral em 18/02, para votação em regime de urgência. Mesmo tendo chegado ao plenário antes do carnaval, ela sofreu propostas de emenda e teve que voltar a percorrer algumas comissões. Uma reunião na última quinta, 17/03, envolvendo os atores interessados na matéria, selou o acordo para a votação e aprovação.

Ascom
(Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Sexta-feira tem show com Arnaldo Antunes no Teatro SESI Campos


Arnaldo Antunes é um músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro. Em 1978 ingressou em letras da FFLCH-USP, onde seguiria o curso de Linguistica, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas. Integrante um, dos fundadores e importante compositor da banda TITÃS, nacional e internacionalmente conhecida.

Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de suas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.

Em 1997, fez participação especial no álbum Acústico MTV, dos Titãs. Na ocasião, Antunes cantou a faixa "O Pulso", música originalmente gravada no álbum Õ Blésq Blom, de 1989.

No ano de 2002, formou, em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown, o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. O álbum foi sucesso de público e crítica e vendeu, até 2009, mais de 2.100.000 cópias no Brasil e na Europa. Foi também indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003, ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

Arnaldo ainda atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o premiado Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais do ex-titã Nando Reis, do titã Branco Mello, do ex-Ira! Edgard Scandurra e dos tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown.

É conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando de influências concretistas e pós-modernas. Compositor de hits como "Pulso", "Alma", "Socorro", "Não vou me adaptar", "Beija Eu", "Infinito Particular", "Vilarejo", "Velha Infância" e "Quem Me Olha Só", já teve suas canções interpretadas por artistas como Jorge Drexler, Marisa Monte, Nando Reis, Zélia Duncan, Cássia Eller, Frejat, Margareth Menezes, Pepeu Gomes, além, claro dos Titãs, banda da qual fez parte até 1992.


Dia: 25 de Março
Horário: 20:00
Local: Teatro SESI/Campos
Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia)
Classificação: 12 anos
(Ingressos à venda no setor de atendimento do SESI)

divulgação

Polícia faz megaoperação para prender fugitivos em Macaé

Objetivo é cumprir 54 mandados de prisão e busca e apreensão e quatro comunidades da região


Macaé - As polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal realizam, nesta terça-feira, uma megaoperação em comunidades do município de Macaé, no Norte Fluminense, para cumprir 54 mandados de busca e apreensão de menores infratores, outros 27 de prisão, além de apreender armas, drogas e material pirata.

Autoridades informaram que existe a possibilidade de que o traficante Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, esteja escondido no município. Coelho é ex-gerente do comércio de entorpecentes do Morro de São Carlos. Agentes ocupam as favelas Nova Botafogo, Malvinas, Nova Holanda e Nova Esperança.

A operação está sendo realizada por 100 militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque, do 32º Batalhão (Macaé), além de aproximadamente 300 agentes de diversas delegacias especializadas. Autoridades informaram que os policiais estão entrando apenas em casas previamente definidas em um mapa detalhado da ação. Moradores que tentam deixar a favela também estão sendo revistados.

Até o momento, foi registrada uma troca de tiros durante a chegada dos policiais na Favela das
Malvinas. Os agentes estiveram no fim da localidade conhecida Ilha Leocádia, onde seis homens acabaram detidos para averiguação. De acordo com o delegado Fernando Veloso, que comanda a operação, o local era palco de diversos confrontos entre traficantes no passado e é cortado por um mangue. Três helicópteros e um veículo blindado dão apoio à ação.

"Nós já tínhamos a vontade de vir aqui nesta região para mostrar a presença do estado aqui. O que temos recebido aqui são sorrisos dos moradores", disse o delegado Fernando Veloso.

O Dia
Marcello Victor

2011/03/21

OMS alerta sobre "séria" radiação nos alimentos no Japão

"É seguro supor que uma parcela de produtos contaminados tenha saído da zona de contaminação", disse o porta-voz da OMS

O terremoto e o tsunami de 11 de março deixaram mais de 21 mil mortos ou desaparecidos e custará 250 milhões de dólares a uma economia já combalida, o que representa o desastre natural mais caro do mundo.

O chefe da agência atômica da ONU disse que a situação nuclear continua muito séria, mas que será resolvida.

"Não tenho dúvida de que esta crise será superada eficientemente", declarou Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em uma reunião do comitê de emergência.

"Vemos uma luz para sair desta crise", disse uma autoridade do governo japonês citando o primeiro-ministro Naoto Kan.

Mas as notícias de progresso na usina nuclear foram deixadas em segundo plano pela preocupação crescente de que partículas radioativas já liberadas na atmosfera tenham contaminado fontes de alimento e água.

"Está claro que a situação é séria", disse Peter Cordingley, porta-voz do escritório regional do Pacífico Oriental da OMS sediado em Manila, à Reuters em uma entrevista por telefone.

"É muito mais sério do que qualquer um pensava nos primeiros dias, quando achávamos que este tipo de problema pode estar limitado a 20 ou 30 quilômetros... é seguro supor que uma parcela de produtos contaminados tenha saído da zona de contaminação."

Ele disse entretanto não haver evidência de que alimentos contaminados oriundos de Fukushima tenham chegado a outros países.

Fukushima é o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl, mas há sinais de que seja bem menos grave do que a tragédia ucraniana.

"As poucas medidas de radiação relatadas nos alimentos até agora são muito mais baixas do que ao redor de Chernobyl em 1986, mas o quadro total ainda está emergindo", disse Malcolm Crick, secretário do Comitê Científico dos Efeitos da Radiação Atômica da ONU.

iG
Reuters 21/03/2011 15:13 - Atualizada às 15:17

"Mundo animal"


Após tragédia, cachorro protege amigo ferido e emociona Japão
Rio - Entre as muitas imagens comoventes que surgiram após a tragédia no Japão, uma está chamando a atenção por se tratarem de dois cachorros. Um cão permaneceu ao lado de seu amigo ferido pelo terremoto e tsunami em Arahama, na província de Sendai, no Japão. Uma equipe de TV japonesa estava filmando na região quando encontrou os dois animais, segundo o jornal inglês Daily Mail.
Nas imagens emocionantes, um cão de pelo castanho e branco leva os jornalistas a um outro cachorro, que eles pensavam estar morto. Os repórteres e o cêmera se entusiasmam quando percebem que ele se mantém vivo.Após serem "levados" pelo primeiro cachorro até o cão ferido, um dos repórteres exclama: "Oh, há um outro cachorro. Eu imagino que ele esteja morto. Ele não está se movendo".
Após mais algumas suposições, o mesmo repórter se emociona: "Sim. Ele está protegendo o cão. É por isso que ele não queria que a gente se aproximasse deles. Eu não acredito nisso. Isto é muito difícil de assistir. Oh, olhe. Ele está se movendo. Ele está vivo. Estou tão feliz de ver que ele esteja vivo".
O repórter aparenta estar quase aos prantos quando vê o animal mais fraco se mexer e diz "é incrível como eles sobreviveram ao terremoto e ao tsunami. É incrível que eles sobreviveram a tudo isso".
O cão ferido foi posteriormente levado para o veterinário, na cidade de Mito, enquanto o companheiro fiel foi para um abrigo nas proximidades de Sendai. A reação dos repórteres é contagiante ao assistir o vídeo no Youtube - a versão mais assistida já contabiliza mais de 8 milhões de acessos.
O Dia
c/ed.
Foto: reprodução do site 'Daily Mail'
Veja o vídeo:

Após tragédia, cachorro protege amigo ferido e emociona Japão

2011/03/20

Boa semana a todos

MARÇO


Enquanto a chuva lava a calçada
e rega a alma,
após tanto tempo,
um filete de sol insiste em dizer que existe.
A água calma
desce e procura pequenos abrigos,
acaricia os arbustos
e segue.
No ar a modorra
na testa da senhora morena,
que conta os anos e as pessoas,
como os pingos de suor
que escorrem finos
e caem ao chão.
A vida toda passa,
só não passa
a vontade contida
de ver a vida
pelo lado avesso
dos quadros, tão naturais,
como as marcas na terra deixadas
pelas rodas do brinquedo da criança
que mira a senhora
e mira a chuva encharcar
os pequenos sulcos
abertos na manhã
daquele março qualquer.

2011/03/18

Acesso à rede no Brasil cresce 9,6% e chega a 73,9 milhões de internautas

Crescimento foi medido pelo Ibope Nielsen no 4º trimestre de 2010.Alta do acesso residencial e no trabalho foi ainda maior, de quase 20%.

O número de pessoas com acesso à internet no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta sexta-feira (18). O número, que considera todo tipo de acesso, seja residencial, no trabalho, em escolas ou em lan houses, representa um crescimento de 9,6% em um ano: o país tinha 67,5 milhões de internautas no final de 2009.

O acesso à internet no trabalho e em domicílios teve crescimento ainda maior, de acordo com o Ibope, que utilizou números do mês de fevereiro de 2011 e de 2010 para a comparação separada por locais de conexão.

O total de pessoas com conexão em pelo menos um desses dois ambientes chegou a 56 milhões em fevereiro de 2011, o que significou um crescimento de 19,2% sobre os 47 milhões do mesmo mês do ano anterior. O total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período e chegou a 52,8 milhões, segundo o Ibope.

Das 56 milhões de pessoas que têm acesso à internet no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro, crescimento de 12,7% na comparação com os 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

Do G1, em São Paulo

Só assim mesmo


2011/03/17

Comissão do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição no país, com a ampliação dos mandatos no Poder Executivo para cinco anos --que valeria para presidente da República, governadores e prefeitos.

Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff --que continuaria tendo direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos.

A mudança entraria em vigor para os eleitos em 2014, o que atingiria a petista somente se ela fosse reeleita para um segundo mandato.

Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório no país, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A comissão vai apresentar somente no dia 5 de abril o relatório final com todas as suas decisões, mas até lá vai discutir quatro temas da reforma por semana --com decisões parciais a respeito de cada um.

Apenas dois senadores se declararam favoráveis à manutenção da reeleição no Poder Executivo: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Outros doze senadores foram contrários à manutenção do modelo atual, em que os chefes dos Executivos assumem mandatos de quatro anos, com a possibilidade de reeleição.

"A reeleição é um instituto pouco republicano. Na época em que foi votada, fiquei extremamente preocupado. Participar da eleição com alguém com a máquina e a caneta cheia de tinta é muito complicado", disse o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-presidente da República.

Também ex-presidente, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "impôs" a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na Presidência da República para benefício próprio. "Ele não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do seu mandato", afirmou.

VOTO OBRIGATÓRIO

Favorável à reeleição, Ferreira disse que o cidadão tem o direito de manter no poder um dirigente que faz um bom trabalho. "Se o cidadão está feliz com a condução do governo, por que não dar a ele o direito de exercer essa preferência", questionou o tucano.

O voto facultativo teve o apoio de apenas três senadores: Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco e Francisco Dornelles.

Sobre a manutenção do voto obrigatório, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o poderio econômico pode agir para cooptar eleitores mesmo se o voto for facultativo no país.

"Alguém ia aparecer para alguém votar ou para alguém não votar. Os que não querem exercer o direito do voto já podem hoje votar nulo ou em branco."

Bol
Gabriela Guerreiro
de Brasília

2011/03/16

Para quem vai se dirigir ao Rio de Janeiro



arte: O Dia Online

Visita de Obama interdita ruas no Centro da cidade a partir de quinta-feira

Rio - A Prefeitura anunciou o esquema de mudança de trânsito por causa do discurso que o presidente dos EUA, Barack Obama, fará no domingo, na Cinelândia. As interdições começam no dia 17 (quinta-feira), à meia-noite, com o fechamento da rua Evaristo da Veiga, entre a Senador Dantas e a avenida Rio Branco, da avenida 13 de Maio e da rua serviço junto à praça Floriano (Cinelândia).

No sábado, a partir das 7 horas, o tráfego de veículos também será proibido em parte da avenida Rio Branco (entre a avenida Almirante Barroso e a rua Santa Luzia) e nas ruas do entorno da Cinelândia.

Às 5 horas de domingo, serão interditadas todas as ruas transversais à avenida Rio Branco, desde a avenida Beira-Mar até a avenida Presidente Vargas, além da pista lateral da avenida Presidente Vargas junto às edificações, no sentido praça da Bandeira-Candelária, entre a avenida Passos e a rua Uruguaiana e entre a rua Uruguaiana a avenida Rio Branco.

O estacionamento de veículos não será permitido da meia-noite do dia 18, até as 19 horas do dia 20 (domingo) no polígono formado pela rua Santa Luzia, Praça Mahatma Gandhi, rua México, avenida Almirante Barroso, avenida República do Chile e ao longo da avenida Beira-Mar. Qualquer veículo estacionado nesse polígono será removido para os depósitos públicos municipais.

O acesso do público ao evento da Cinelândia será pela rua Santa Luzia, próximo à esquina com a avenida Rio Branco. Para chegar ao local, a prefeitura do Rio recomenda que o público utilize os meios de transporte coletivo em função do fechamento das ruas e da proibição de estacionamento.

No dia 20, o metrô funcionará em esquema especial. A estação da Cinelândia ficará fechada durante toda a manhã até as 16h30. Quem sair da Zona Sul deve desembarcar na estação da Glória e seguir para o evento a pé. Quem vem da Zona Norte, deve saltar na estação Carioca. Entre as 12h30 e 15h30, não haverá circulação de trens entre as estações Carioca e Glória. Nesse período, os trens circularão na linha 2 de Pavuna a Estácio, e na linha 1 de Saens Peña a Carioca e da Glória a General Osório. O metrô na superfície funcionará normalmente.

A Rio Ônibus também preparou um esquema especial, reforçando a frequência das linhas de ônibus que circulam pelo Centro a fim de atender ao público que assistirá ao discurso de Obama na Cinelândia.

por Christina Nascimento / O Dia / c/ed.


Silvério é eleito reitor da UENF em primeiro turno

Com maioria nos três segmentos, chapa 15 vence a eleição para reitor da UENF em primeiro turno. Silvério de Paiva Freitas teve 71% dos votos válidos entre os técnicos-administrativos, 62% entre os estudantes e 50% entre os professores.

Apoiada pelo atual reitor, Almy Junior, a chapa formada por Silvério de Paiva Freitas (reitor) e Edson Correa da Silva (vice) ficou com 55% dos votos após a ponderação dos pesos de cada segmento da comunidade universitária.

Veja no Portal da UENF:
http://www.uenf.br

2011/03/15

Cenário nuclear no Japão é 'apocalíptico', diz comissário da UE

Níveis de radiação aumentaram em várias cidades japonesas, incluindo Tóquio; para França, situação só perde para Chernobyl

A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira o acidente nuclear do Japão de "apocalíptico", por considerar que as autoridades locais praticamente perderam o controle da situação na central de Fukushima, no nordeste do país.

"Alguns qualificam o que houve como apocalíptico, e esse termo não me parece absurdo", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, perante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas, na qual explicou a intenção da UE de realizar testes de resistência em suas usinas nucleares.

"Praticamente tudo está fora de controle", disse o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão. Segundo ele, apesar de o Japão ter tecnologia de ponta e engenheiros competentes, "falta serenidade e visão para fazer frente a uma situação dessas características".

Segundo o presidente da Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN), André-Claude Lacoste, o acidente nuclear de Fukushima alcançou um nível de gravidade maior do de Three Mile Island, em 28 de março de 1979, mas não chegou ao nível de Chernobyl, de 1986.

"Está muito claro que estamos em um nível seis, que é intermediário entre o que aconteceu na ilha Three Mile e Chernobil", disse o presidente da ASN, Andre-Claude Lacoste, em Paris nesta terça-feira.

Níveis de radiação

O governo japonês avisou nesta terça-feira que a crise da usina nuclear de Fukushima provocou vazamento de radiação que poderia afetar a saúde e recomendou aos moradores que vivem num raio de até 30 quilômetros de distância que fiquem em suas casas, desliguem os sistemas de ventilação e fechem as janelas.

A radiação em torno da usina aumentou desde sábado, quando uma falha no sistema de refrigeração forçou a liberação de vapor radioativo de forma controlada, mas os crescentes problemas nos reatores criam incertezas.

Na Província de Ibaraki, ao lado de Fukushima, em um determinado momento a radiação era de 5 microsievert (msv) por hora, 100 vezes mais que o habitual. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma pessoa fica em média exposta à radiação de aproximadamente 2,4 msv por ano por fontes naturais.

Em Tóquio, a cerca de 270 quilômetros da usina, os níveis de radiação chegaram a 20 vezes mais que o habitual e foram detectadas pequenas quantidades de substâncias radioativas como césio, mas o governo metropolitano garantiu que tais índices não implicam riscos imediatos para a saúde.

Apesar dos pedidos de calma, em Tóquio era possível ver nesta terça-feira mais máscaras do que o habitual. Além disso, alguns habitantes decidiram se afastar da cidade por alguns dias até que a situação em Fukushima se torne menos alarmante.

Ao longo desta terça-feira, muitos estrangeiros pegaram o "shinkansen" - o trem bala-japonês - para se deslocar a cidades mais ao sul como Osaka, a mais de 500 quilômetros da capital, onde a ameaça de fuga de radiação soa mais distante.

Desde o início desta semana, várias delegações diplomáticas aconselharam àqueles que se sentissem temerosos e não tivessem assuntos "essenciais" em Tóquio que deixassem a cidade. Nesta terça-feira, a embaixada da Áustria decidiu transferir sua missão temporariamente a Osaka.

Enquanto as notícias sobre Fukushima são recebidas com inquietação crescente entre a comunidade estrangeira, os japoneses seguem com surpreendente tranquilidade, atentos pela televisão às instruções das autoridades locais.

O governo mantém os pedidos de calma, de racionamento de energia - o terremoto paralisou 11 usinas nucleares - e de prudência ao fazer compras nos supermercados para evitar a escassez de produtos, tal como já noticiam os meios de comunicação. "O governo japonês anunciou que há estoques suficientes. Por favor, ajam com calma e paciência", diz uma mensagem divulgada pelo Facebook na versão da rede social para o Japão.

Mais ao norte, as províncias vizinhas a Fukushima se prepararam nesta terça-feira para acolher os moradores das imediações da usina que saíram, muitos dos quais foram imediatamente ao hospital para saber dos níveis de radiação aos quais foram expostos. Em um raio de 20 quilômetros em torno da central nuclear foram retirados cerca de 200 mil.

Outras 5 mil pessoas estão distribuídas em abrigos na cidade de Kawamata, a menos de 30 quilômetros da usina, onde receberam instruções para não sair às ruas, informa a agência de notícias japonesa "Kyodo". Os funcionários dos abrigos indicavam que, mesmo se quisessem, não poderiam levar os cidadãos retirados para mais longe por problemas logísticos e pela escassez de gasolina.

iG São Paulo 15/03/2011 17:12
*AFP e EFE

2011/03/14

Circuito Cultural do SESI


MIELE –“Música, Humor, Mentiras e Vídeo - Tape”
Luís Carlos Miele, Produtor, Diretor, Humorista e agora também... Cantor!
Saindo dos bastidores, Miele sobe aos palcos com o espetáculo musical “Música, Humor, Mentiras e Video-Tape”. Um show repleto de histórias e piadas que Miele dividiu, durante toda a sua carreira, com os grandes nomes da música brasileira e que segundo ele, são quase todas, verdade. O show inclui bossa nova, jazz, tango, japonês, judeu, português, argentino, espanhol, alemão e muito humor.
O humor: sempre presente no trabalho de Miele, e nos CDs gravados por ele, “500 anos de piadas de Português” e “Rir com Miele”.
Mentiras: as de sempre que todo humorista adora inventar. Miele leva ao público as histórias divertidas vividas por ele e por amigos, como: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Elis... Sem esquecer as piadas divertidas e inteligentes, que Miele conta como ninguém.
A música e o video-tape: cantando as suas canções preferidas, Garota de Ipanema, I´ve Got you, tangos e boleros, entre outras, o showman Miele dialoga, canta e interage virtualmente com os amigos Paulinho da Viola, Toquinho, Leny Andrade, Erasmo Carlos, Jô Soares, Menescal, Leila Pinheiro, Carlos Lyra e Wanda Sá. Miele marcou o mundo da música produzindo grandes shows em parceria com Ronaldo Bôscoli (a dupla Miele & Bôscoli): Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Sérgio Mendes, Pery Ribeiro/Leny Andrade/Bossa3 ("Gemini V"), Milton Nascimento, Marcos Valle, entre muitos outros. Na TV, Miele atuou em: Praça da Alegria, Miele & Cia, Ele & Ela, Elis especial, Escolinha do barulho, Coquetel, Sandra & Miele, Viva Marilia, Batalha dos astros, Fantástico... etc...


Criação, voz e texto: Miele

Piano e teclado: Alfredo Cardim

Arranjos: Fernando Merlino

Produção: Ana Duarte / DuArte Marketing

Teatro SESI Campos

Data e hora: 18/03 às 20h

Ingressos (R$): 15,00 (Inteira) / 7,50 (Meia)

Classificação: 14 anos

Garanta o seu Ingresso! À venda no Setor de Atendimento do SESI (Guarus)
divulgação


Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida


A lendária cidade que teria sido afundada no oceano por um tsunami estaria localizada na costa sul da Espanha.
Um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades afirma ter encontrado a localidade da cidade perdida Atlântida, a lendária cidade da antiguidade que teria sido afundada no oceano após ser atingida por um tsunami.
A equipe responsável pela possível descoberta é liderada pelo arqueólogo americano Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos. Segundo o site da universidade, os pesquisadores utilizaram fotografias aéreas, ondas penetrantes de radar e tomografia de resistividade elétrica para aferir as informações da localização do que poderia ter sido a primeira metrópole já criada pelo homem, destaca o site Engadget . Segundo eles, as ruínas do que seria
Atlantis estão localizadas na costa sul da Espanha.
Atlantis, ou o continente perdido de Atlântida, como também é conhecida, foi primeiro descrita pelo grego Platão, assim como conta sua página na Wikipédia ( pt.wikipedia.org/wiki/Atlântida ) e seria uma civilização bastante avançada como sociedade e que se desenvolveu em uma ilha, mas que teria afundado no oceano em apenas um dia.
Os pesquisadores trabalharam durante os anos de 2009 e 2010 com as imagens e realizando levantamentos na região do sul da Espanha, próximas ao Parque Doña Ana, tendo encontrado ruínas de uma cidade que dataria de mais de 4 mil anos. Mas o que realmente deu a Freund a ideia de que as ruínas poderiam ser mesmo Atlântida foi o fato dele ter encontrado em muitos locais da Espanha cidades memoriais, construídas à imagem da cidade mítica.
Na noite deste domingo, nos Estados Unidos, o canal de TV da National Geographic apresentou um programa sobre a possível descoberta dos pesquisadores, chamado de Finding Atlantis, ou Encontrando Atlantis, em inglês. Mais informações sobre o show podem ser obtidas na página da NatGeo ( goo.gl/6bJXJ ).
Para quem pode estar se perguntando se isto tudo não seria apenas trabalho de oportunistas dados os acontecimentos da última sexta-feira (11) no Japão, fica o destaque que o programa da NatGeo com os pesquisadores da Universidade de Hartford foi gravado no dia 9 de março, ou seja, dois dias antes da tragédia na Ásia.
Muitas são as histórias, as lendas e as teorias envolvendo a cidade mítica Atlântida. Será esta mais uma delas?
Yahoo
por Daniel Pavani

2011/03/13

Um exemplo a ser seguido

Animais ganham maior proteção com nova estrutura de delegacia em Campinas

A Delegacia de Defesa e Proteção aos Animais de Campinas, primeira do Estado de São Paulo, está completando um ano. De presente, ganhou novo endereço e, agora, tem infraestrutura própria com três investigadores e até um escrivão.

Indícios de falsos veterinários, envenenamentos e tráfico de animais silvestres estão entre os principais alvos das ações da delegacia.

Segundo a delegada Rosana Mortari, a conquista foi um grande passo. "No primeiro ano estivemos voltados a apenas recolher e socorrer animais vítimas de maus-tratos", disse Rosana.

"Não tínhamos sede própria, estávamos junto com o 4° DP [Distrito Policial], no Taquaral, e era necessário dividir os funcionários para todas as tarefas.

"Nesse primeiro ano de funcionamento da delegacia foram socorridos e recolhidos cerca de cem animais. Chegam em média à delegacia em torno de 15 denúncias por dia. Maltratar animais é considerado crime pela Lei 9.099, que legisla sobre causas de menor complexidade, mas pode render cadeia e aplicação de multa.

Ocorrências que envolvem cães e gatos são os mais corriqueiros, mas também há denúncias de maus tratos a cavalos, pássaros e até cabras. “Choca a frieza de como algumas pessoas lidam com os animais, totalmente alheias aos sentimentos deles”, afirma a delegada, relembrando alguns casos que chamaram sua atenção.

Um deles é o da pitbull Luna, encontrada totalmente desamparada em um imóvel abandonado. Por causa da sarna, não era possível reconhecer a cor verdadeira da cachorra. Luna foi socorrida e adotada por uma clínica veterinária, onde tinha se tornado a mascote. Mas foi envenenada por um desconhecido e morreu. “Ela foi vítima duas vezes”, disse a delegada.

Há também o caso do cavalo Cabide, vítima de maus-tratos por um carroceiro. Socorrido, o animal foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Campinas, mas o local foi assaltado e o cavalo sumiu. Algum tempo depois, Cabide foi encontrado pela rua e novamente socorrido.

Para Flavio Lamas, presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas, a existência de um setor específico para a proteção aos animais mudou alguns conceitos. “Maltratar animal passou a ser crime de fato e um setor específico mostra o reconhecimento da importância dessa causa.”

Exemplos

Cidades como Sorocaba, Jundiaí e Ribeirão Preto também possuem um setor especializado para a proteção animal. Em Ribeirão Preto o local foi inaugurado em dezembro de 2010 e funciona junto com a Delegacia de Proteção ao Idoso. No total, são três investigadores e um escrivão.

O delegado, Norberto Bocamino, também acumula a função. No entanto, segundo ele, a estrutura tem sido suficiente para checar todas as denúncias. Ele disse que já precisou de mandado de segurança para entrar numa casa e resgatar um cachorro, pois o proprietário não deixou a polícia entrar.

Em todas as cidades, os setores contam com o apoio de ONGs, associações e veterinários voluntários para receber e abrigar os animais e também para preparar e emitir laudos.


Maria Fernanda Ribeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Campinas (SP)

2011/03/12

Eleições para a reitoria da UENF

Polos do CEDERJ terão votação já neste sábado; em Campos e Macaé a eleição será na terça


Em números aproximados, a eleição para reitor da UENF deve mobilizar 4 mil estudantes, 530 servidores técnicos ou administrativos e 280 professores em dez municípios do Estado. Nos campi de Campos dos Goytacazes e Macaé e na Estação Experimental de Itaocara, a votação será na próxima terça, 15/03. Mas os alunos matriculados no ensino a distância (cerca de 1,7 mil) votarão já neste sábado, 12/03, das 10h às 14h30, em nove polos do Consórcio CEDERJ: Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

Três chapas estão inscritas: 10 (Telma Nair Santana Pereira/Carlos Eduardo Novo Gatts), 12 (Flavio Costa Miguens/Carlos Eduardo Veiga de Carvalho) e 15 (Silvério de Paiva Freitas/Edson Correa da Silva). Para votar é preciso apresentar qualquer documento de identificação com foto.

No campus Leonel Brizola, em Campos, a votação do dia 15 vai se concentrar no Centro de Convenções, no período das 10h às 20h30. Ali haverá duas urnas para votos dos docentes, quatro para votos dos técnicos ou administrativos e dez para votos dos estudantes. Já no campus de Macaé, onde não há cursos noturnos, a votação será das 10h às 15h. Haverá uma urna para cada segmento da comunidade universitária ? estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Na Estação Experimental de Itaocara, onde atuam apenas servidores técnico-administrativos, será possível votar das 10h às 11h. Uma urna será deslocada para o local, que fica na ilha Barra do Pomba.

Quem pode votar ? Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Manuel Vidal, estará apto a votar quem tiver matrícula ativa na UENF. Portanto pode votar quem estiver em férias, em licença (saúde, maternidade, prêmio etc), afastado para pós-doutorado (inclusive no exterior) e mesmo quem estiver cedido pela UENF para outro órgão. Mas não têm direito a voto os servidores aposentados (ainda que tenham bolsa de professor emérito), nem os cedidos de outros órgãos para a UENF.

Para votar é preciso apresentar um documento de identificação com foto. O corpo de estudantes (presenciais e semipresenciais) tem peso de 15% na eleição, assim como o corpo técnico-administrativo. O voto do segmento docente tem peso 70%, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação.

Ascom UENF
(Universidade Estadual do Norte Fluminense)

2011/03/11

Mortes chegam a 337 após tsunami no pior terremoto da história do Japão

Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história.

Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 337 pessoas e causando destruição.

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.
Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.

Alerta no PacíficoO Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros, mas até agora não houve relato de destruição fora do Japão.

Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.

Ondas "pequenas" já atingiram as Filipinas, horas depois do terremoto, informou o sismólogo chefe do país.

A Indonésia e o Havaí também informou que não houve danos na chegada das ondas a seu território, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, também levantou o alerta. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior.

Pelo menos 337 mortes no Japão

A polícia informou que 337 pessoas morreram, 531 estão desaparecidas e ao menos 627 estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.

A agência Kyodo estimou que o número de vítimas pode passar de mil.

Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o Itamaraty. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada, que colocou à disposição telefones para informações.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada pequena para terremotos.

Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 70 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.

Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa, e foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio.

Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.

O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.

As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e que não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores. O transporte coletivo entrou em colapso na capital.

A parede de água entrou quilômetros adentro pela costa da ilha de Honshu, arrastando casas e transformando os portos em cenários de desoladora devastação.

Nas áreas rurais próximas, a onda varreu as frágeis casas de madeira como se fossem de papel, e em questão de minutos devorou centenas de hectares de plantações.

Em Fukushima, um dique rompeu, e a água invadiu o continente, destruindo pelo menos 1.800 casas.

Em Aomori, no extremo norte da ilha, pelo menos cinco embarcações grandes, algumas emborcadas de cabeça para baixo, foram levadas pelas águas.

Algumas foram paradas por árvores, outras, por conjuntos de lojas ou barreiras marítimas.
Em Ibaraki, era possível ver do alto grandes casas flutuando pela enchente, cercadas por dezenas de carros.

Um navio com 100 pessoas a bordo foi virado pelo tsunami na costa, segundo a agência Kyodo. Ainda não se sabia o destino dos passageiros

As autoridades japonesas disseram que um trem de passageiros desapareceu depois da passagem do tsunami, informou também a Kyodo.

O trem da East Japan Railway Co. se encontrava perto da estação de Nobiru, no percurso que liga Sendai a Ishinomaki, quando ocorreu o violento terremoto.

Um segundo trem teria desaparecido, anunciou a agência de notícias Jiji, sem precisar se se trataria de uma composição de passageiros ou de carga.

O Ministério da Defesa do Japão se prepara para enviar 300 aviões e 40 navios para participar das operações de socorro na região, segundo a Kyodo.

Chile

Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.

G1
Reuters
agências internacionais
c/ed.
11/03/2011 14h24 - Atualizado em 11/03/2011 14h38

Companheiro Antônio Cláudio Viana

Do Blog Geral, nossos sentimentos à família do professor e radialista Antônio Cláudio Viana, este sim patrimônio do rádio campista e grande figura humana, que nos deixou esta manhã.

Terremoto de 8,9 pontos atinge o Japão e causa tsunamis


Ao menos 32 pessoas morreram em decorrência do terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11), segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio. De acordo com agências de notícias, este é o maior tremor que atinge o país em sete anos. Já a Agência de Metereologia Japonesa afirmou que este foi o terremoto mais forte já registrado no Japão. Após o tremor, a cidade de Tóquio foi atingida por uma forte réplica de magnitude 6,7 na Escala Richter. A princípio, o terremoto foi considerado de 7,9 pontos e, posteriormente, de 8,8 pontos pelo Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou que o terremoto causou "maiores danos" no nordeste do país, mas que as instalações de energia nuclear na área não foram atingidas e não há risco de vazamento de material radioativo.
O terremoto abalou prédios em Tóquio e fez com que as autoridades emitissem um alerta sobre tsunamis, avisando que as ondas podem atingir até 6 metros de altura - no entanto, há registro de que um tsunami de 10 metros de altura arrasou a costa da cidade de Sendai, no noroeste do país, segundo agências de notícias japonesas. A pista do aeroporto de Sendai, no distrito de Miyagi, foi inundada. O governo enviou barcos da Força Naval do país para a área.
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em Tóquio e regiões vizinhas, afetando cerca de 4 milhões de residências. Os moradores da capital do país evacuaram os prédios como medida de precaução e imagens do canal de televisão NHK registraram fumaça saindo de um prédio em Odaiba, bairro de Tóquio, logo após os tremores. O mesmo canal exibiu outra reportagem na qual carros e barcos foram varridos pelas ondas na prefeitura de Fukushima após o tremor.
Diversas pessoas ficaram feridas na queda do telhado de um edifício no centro de Tóquio onde 600 estudantes participavam de uma cerimônia de entrega de diplomas, de acordo com os bombeiros.
O serviço de trem-bala para a região norte do país foi suspenso e as atividades do aeroporto Narita, em Tóquio, estão interrompidas. Outras fontes dizem que o serviço de trens e aviões não está funcionando “em grande parte do país” e cinco usinas nucleares foram fechadas por precaução.
Outras imagens mostram o nível da água subindo rapidamente na cidade costeira de Miyako, na prefeitura de Iwate. Dezenas de carros estavam boiando nas águas do porto e vários barcos estão à deriva. O parque de diversões Disney de Tóquio também ficou inundado por causa do tsunami.
O epicentro do terremoto foi registrado a 400 km de Tóquio, a uma profundidade de 32 km. Os primeiros tremores foram identificados às 14h46 (2h46, horário de Brasília).
Tremores
A região onde se encontra o Japão foi atingida por outros terremotos durante a semana. Na quarta-feira, a costa norte do país foi atingida por um terremoto de 7,3 pontos localizado no Oceano Pacífico, que não deixou danos. Um dia depois, várias réplicas, a maior delas com magnitude de 6,8 pontos na escala Richter, voltaram a sacudir a costa nordeste do Japão.
Terremotos são comuns no Japão, o país que registra maior atividade sísmica do mundo. O país contabiliza cerca de 20% dos terremotos do mundo com magnitude acima de 6 pontos na escala Richter.
Do UOL Notícias
Em São Paulo*
*Com agências internacionais
11/03/2011 - 03h09 / Atualizada 11/03/2011 - 09h07
foto: reprodução da TV japonesa

2011/03/10

José Rainha é condenado a quatro anos por furto em fazenda

O líder dissidente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) José Rainha Júnior foi condenado a quatro anos e um mês de prisão em regime semi-aberto por furto ocorrido durante a invasão de uma fazenda.

A decisão do dia 21 de fevereiro é do juiz de Teodoro Sampaio (SP), Fernando Salles Amaral. Cabe recurso ao TJ-SP (Tribunal de Justiça) de São Paulo.

A invasão da Fazenda São João, de Ricardo Peretti, aconteceu em abril de 2000.

Dos outros 12 réus do mesmo processo, 2 tiveram a punição extinta e 10 foram absolvidos.

De acordo com a denúncia do Ministério Público oferecida em 2002, os sem-terra furtaram pedaços de madeira, porteiras, cavadeiras, enxadas e um motor de passar veneno.

Ao analisar o mérito da questão, o juiz entendeu que não há dúvida de que os réus são membros do MST que participaram da invasão.

Apesar disso, só Rainha foi condenado por ser considerado o líder de uma "massa de manobra".

"É inequívoco que ele [José Rainha] estava sempre presente na invasão, no claro papel de liderança, conforme relatos mais do que claros das testemunhas ouvidas", afirma Amaral.

O advogado e um dos réus do caso, Roberto Rainha, foi procurado por telefone em seu escritório, mas não foi encontrado. Rainha também não foi localizado por telefone.

Em seu depoimento durante o processo, o líder dissidente afirmou que "pelo fato de viajar muito não ficava sabendo de todas as ocupações que eram realizadas; que não ficou sabendo da invasão tratada nos autos; que não participou da ocupação na Fazenda São João, mas somente lá compareceu dias depois da ocupação".

Na mesma cidade, Rainha responde a outros cinco processos criminais.

Ele também já foi condenado por porte ilegal de arma de fogo. Em 2009, por unanimidade, a Sexta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus a ele para responder o processo em liberdade.

Uol
Folha.com

Jornalista brasileiro é libertado na Líbia e diz que levou coronhada quando foi preso

O repórter brasileiro Andrei Netto, correspondente do jornal “O Estado de S.Paulo”, na Líbia, foi libertado nesta quinta-feira (10), segundo o site do jornal.

André ficou preso durante oito dias depois de ser capturado por tropas leais ao ditador Muammar Gaddafi. O retorno do repórter ao Brasil está previsto para amanhã (11).

Ele está abrigado na casa do embaixador brasileiro em Trípoli, George Ney Fernandes, que negociou a libertação. Ele esteve preso por oito dias, após ter sido capturado por tropas leais ao ditador Muamar Gaddafi. Netto está bem de saúde e já falou com a família. A previsão é de que o jornalista deixe a Líbia nas próximas horas em direção a Paris, para então retornar ao Brasil.

Segundo o governo líbio, o jornalista supostamente não teria preenchido um documento corretamente e ao tentar regularizar sua situação para entrar no país, teria recebido uma coronhada. Quatro homens colocaram um capuz nele e, em seguida, ele foi detido em uma cela parecida com uma base militar.

Na quarta-feira, 2, o jornal perdeu contato direto com o jornalista no domingo, perdeu contato indireto. Informações indiretas foram repassadas ao jornal até o último domingo informando que Netto estava escondido perto de Zawiya e que a comunicação direta por telefone e e-mail havia sido cortada como medida de segurança.

"Perdas de contatos parciais já haviam acontecido, mas ele sempre voltava [a se comunicar] nos tranquilizando, porque as dificuldades de comunicação eram muito grandes", disse o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, em entrevista coletiva na sede do jornal.

"Ainda no último contato, na quarta-feira (2), ele nos advertia: estarei nas próximas horas, próximos dias, sem internet, não se preocupem", acrescentou

"Ele encontra-se bem. Já se comunicou com a família. Foi libertado hoje", disse Gandour a respeito das atuais condições físicas do repórter.

Do UOL Notícias
* Em São Paulo
c/ed.

Jornalista brasileiro está preso na Líbia, diz Estadão

O correspondente de "O Estado de S.Paulo", Andrei Netto, está preso a oeste da capital líbia Trípoli, segundo o jornal. Em nota publicada hoje, o jornal diz que a embaixada brasileira na Líbia está tomando providências para libertar o jornalista.

O jornal havia informado ontem (9) que um de seus jornalistas enviados para a cobertura dos confrontos na Líbia estava sem contato direto com a redação há uma semana.

Segundo informações recebidas pelo jornal, o repórter Andrei Netto teria sido preso pelo governo líbio, junto com outro jornalista e um guia líbio, na região da cidade de Zawiya, palco de violentos confrontos entre opositores e forças de Muammar Gaddafi.

Informações indiretas foram repassadas ao jornal até o último domingo informando que Netto estava escondido perto de Zawiya e que a comunicação direta por telefonema e e-mail havia sido cortada como medida de segurança.Segundo o jornal, nesta quarta-feira (9), o vice-chanceler da Líbia, Khaled Qaim, disse que a informação da prisão do jornalista era "provavelmente correta" e que ele estava comprometido em ajudar a localizar Netto. Porém, não houve confirmação oficial da prisão.

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
* Com informações do Estadão

2011/03/09

Governo do Estado investe no interior

Novas Deams em Campos e Friburgo
Cidades ganharão unidades de atendimento à mulher até junho



Rio - A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, anunciou ontem a construção de mais duas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) no estado do Rio, que devem ser inauguradas até junho, o que elevará para 12 o número de unidades desse tipo. Uma delas ficará em Campos, no Norte Fluminense; a outra, em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a delegada distribuiu flores a funcionários de plantão, ontem, nas Deams de Jacarepaguá e São João de Meriti. Nas especializadas, ela fez o anúncio.

Martha Rocha disse também que o número de registros vem subindo nas Deams, responsáveis por mais de 6 mil boletins de ocorrências por mês. Em 2010, o número de ocorrências foi 25% maior em relação a 2009, segundo estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP), que priorizou os cinco crimes mais cometidos contra o sexo feminino: estupro, ameaça, lesão corporal dolosa, homicídio doloso e tentativa de homicídio. “Isso significa, na verdade, que as mulheres vítimas de violência estão cada vez mais tendo confiança no trabalho da polícia, o que faz com que tenham mais coragem para denunciar seus agressores”, afirmou.

ALGOZ DORME AO LADO

De acordo com o ISP, diariamente, 128 mulheres são vítimas de ameaça no estado, sendo que, pouco mais da metade (50,2%), tem no companheiro ou ex-companheiro o provável autor do crime.

Martha Rocha disse que a intenção é ampliar cada vez mais o número de Deams no estado. “Hoje, nós temos um número bem inferior em relação a outros estados, mas nossas unidades funcionam 24 horas por dia, de segunda a segunda-feira. Em São Paulo, as Deams abrem as portas somente de segunda a sexta-feira, no horário de expediente”.

O Dia
por Francisco Edson Alves

2011/03/05

Suspensão dos concursos? É possível?

O artigo a seguir, do "Guru dos Concursos", William Douglas, é de leitura essencial para todo cidadão brasileiro, mas, principalmente, a quem almeja um cargo público.

O QUE É A LEI SE O MAJOR (NÃO) QUISER? Sobre a suspensão dos concursos no Executivo federal por um ano e o desrespeito ao art. 37 da CF, a quem estuda para concurso e à população.
William Douglas*

Nas “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, três senhoras vêm à casa do Major Vidigal, que era o chefe de polícia, para pedir a condescendência dele em relação a um jovem soldado. O major fecha a carranca e diz que não pode fazer nada porque existe uma lei. Uma das senhoras diz: “– Ora a lei... o que é a lei, se o Sr. major quiser?” Então, completa o autor: “o major sorriu-se com cândida inocência”.Quando o assunto é prover os cargos vagos no Executivo federal, parece que o problema é outro: "Ora a lei... o que é a lei, se a Sra. Secretária não quiser?" (paráfrase minha).

Fiquei pasmado com a notícia vinculada na Agência Brasil, de que a secretária do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Correa, afirmou que “não vai ter concurso público nenhum este ano. Todos os concursos serão postergados”. Pior que isso, a secretária também afirmou que “até mesmo aqueles que tinham sido realizados e não tiveram curso de formação concluído, também serão postergados”.

Não conheço a secretária, e a crítica aqui não é pessoal, mas técnica. Não consigo imaginar como se pode querer parar a máquina estatal por um ano, nem como se pode tratar com tamanho menoscabo o atendimento aos deveres da Administração Pública, pondo-se em risco a continuidade e a qualidade dos serviços públicos.

Uma coisa é suspender concursos federais por uns poucos meses para fazer um estudo do que é mais urgente, e tal medida foi objeto de elogio meu em artigo recente. Outra coisa é parar todos os concursos por um ano, sem distinguir nenhuma prioridade. Mais irrazoável, e até mesmo cruel, é não nomear quem já passou, deixando-se em aberto vagas que precisam ser preenchidas. Isso é um desrespeito a quem estudou e passou, mas um desrespeito muito maior a quem precisa dos serviços públicos onde tais servidores são necessários.

Não quero crer que a secretária desconheça que os cargos que estão sendo providos, e as pessoas que serão nomeadas, não estão sendo chamadas "por esporte" ou diletantismo governamental. Os concursos estão preenchendo vagas criadas por lei. Não preencher tais cargos é descumprimento expresso da norma legal que criou as vagas e atentado contra a Constituição e o povo.

Não se diga, anoto, que há cortes a fazer. É óbvio que há cortes a fazer! Apenas não podem ser feitos dessa forma arbitrária, genérica e irrazoável. Não se pode cortar o orçamento sacrificando a população nem tornando inviável a prestação de serviços públicos essenciais tais como, só para dar exemplos seríssimos, os do INSS, PF e PRF.

Ao lado desse absurdo, anote-se outro: ignorar os casos especiais, os quais, em um primeiro momento, noticiou-se que seriam poupados. Veja-se, por exemplo, o caso do BACEN, onde a expectativa é de 900 aposentadorias neste ano. O BACEN tem sido elogiado internacionalmente e tem dado lucro. E então, Secretária? Vamos deixar o povo mal atendido no INSS, a população e as rodovias federais à mercê de traficantes e contrabandistas de armas e drogas, e o BACEN sem meios para continuar seu excelente trabalho? Não posso acreditar que uma máquina do tamanho do Executivo federal será tratada como se fosse uma padaria, onde o dono pode decidir não contratar ninguém por um ano. O Executivo federal é grande demais, complexo demais, e tem responsabilidades demais para ser tratado dessa maneira. Não me parece ser razoável, nem adequado, uma suspensão geral como esta, anunciada quase com naturalidade, como se estivéssemos tratando, já disse, de uma padaria, e não de um governo que atende 180 milhões de pessoas.

Custa crer que as expectativas da população e das pessoas que se preparam para se tornarem servidores serão tratadas dessa forma. Mais que isso, que a lei que criou os cargos será ignorada. Não sei se a Secretária é concursada, mas, se for, deveria se lembrar de como é custoso se preparar para um concurso e, de repente, ouvir que o governo mudou de ideia e que – por um ano inteiro – não vai mais cumprir as leis nem realizar os concursos que a Constituição prevê.

O que a Sr.a Secretária quis dizer ao afirmar que fará concurso apenas se houver uma "emergência"? Será que desconhece que não dá tempo para fazer um processo seletivo quando a "emergência" aparece? Que o Estado tem que se precaver e prover os cargos antes das emergências? Será que ignora que atender bem no INSS, no SUS e ter polícia trabalhando já é uma emergência?

Outro ponto a ser anotado é que as pessoas aprovadas no concurso dentro do número de vagas, bem como aquelas que surgirem em razão de desistências, ou nas hipóteses em que o edital que anunciar que o concurso vai ser utilizado para o provimento das vagas existentes e que surgirem dentro do prazo de validade do concurso, têm o direito à nomeação dentro do prazo de validade, sendo um direito reconhecido pelo STF e STJ. O que quer o governo? Obrigar a assoberbar ainda mais de ações o Judiciário, e perder várias ações que se tornarão necessárias em virtude de sua atitude impensada?

Além disso, a medida pode gerar outras ações também no campo da improbidade. Como muitas atividades são contínuas, talvez queiram fazer, quando o problema estourar, contratação de pessoal terceirizado. Isto burla o princípio do concurso publico, em prática condenada por toda a doutrina e que já foi objeto de ações do Ministério Público e condenação pelos Tribunais de Contas. Será que vamos ter que ver essas irregularidades praticadas outra vez? O governo não pode criar a urgência pelas contratações temporárias, e esta é exatamente uma das consequências de interromper os concursos. Um exemplo disso é o que está acontecendo na FIOCRUZ e em Universidades Federais.

A arrecadação está aumentando, temos casos urgentes e inadiáveis de demandas por servidores; não se pode deixar de repor aposentadorias e exonerações. Enquanto isso, o Executivo federal trata a reposição como assunto menor. Inacreditável.O dano a quem leva a sério a proposta de se tornar servidor não é maior porque tais pessoas, as que estudam para concurso, irão migrar para os concursos não suspensos: estaduais, municipais, do Judiciário federal, e das estatais. Mas há muito dano, apesar disso.

Indago: os concursandos podem ir para outro lugar (maldade, mas podem). Mas para onde irão os cidadãos que votaram na Presidenta eleita e que precisam ser atendidos de modo digno e eficiente pela Administração Pública Federal?

A notícia, caso seja corrigida, mostrará que está havendo a falta de cuidado devido ao se tratar de um assunto tão sério. Mas, menos mal. Mais bizarro será se a notícia for confirmada, pois mostrará falta de zelo com a lei e com a continuidade, qualidade e eficiência da Administração Pública da União, não só compromisso de campanha mas, muito mais que isso, dever constitucional (art. 37, caput, da CF). Curioso, em relação aos reajustes salariais, haver sido noticiado que “Reajustes já formalizados não têm como não cumprir”. E a lei, Senhora Secretária, a lei que criou os cargos, tem como não ser cumprida? Ou serão a lei e a Constituição Federal meros detalhes se a Sra. Secretária assim o quiser?

*William Douglas é juiz federal/RJ, mestre em Direito, especialista em políticas públicas e governo.

Concurso Virtual
recebido por e mail
c/ed.