2010/05/30

Estado recuperou mais de 300 quilômetros de estradas

O caminho para o escoamento da produção agropecuária no estado começa a ficar mais livre. Mais de 300 quilômetros de estradas vicinais, na zona rural de diversos municípios fluminenses, já foram recuperados pelo programa Estradas da Produção, desde que as máquinas adquiridas pela secretaria estadual de Agricultura entraram em operação.

O trabalho, que inclui a recuperação do leito de rodagem, a construção de bueiros, limpeza das margens, drenagem para escoamento de águas pluviais e ensaibramento, é realizado por 17 patrulhas mecanizadas, distribuídas pelo estado e coordenadas pela Emater-Rio.

De acordo com os números do programa, a recuperação de cada quilômetro demanda quatro horas de trabalho por máquina.

- No futuro, com a manutenção permanente dos 17 mil quilômetros dessas vias em todo o território fluminense, o tempo gasto será bem menor – afirma Liesse de Sá.

Ele acrescenta que estão sendo priorizadas a recuperação das estradas vicinais com o maior número de pontos críticos em seu percurso, indicadas em parceria com os municípios, atendendo às necessidades de tráfego de veículos para escoar a produção e deslocamento de produtores e seus familiares.

Na opinião do secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o programa Estradas da Produção marca uma nova fase na história da agricultura do Estado do Rio. Até o governo atual, o estado não tinha nenhuma participação na manutenção das estradas vicinais. A recuperação e manutenção dessas vias é de responsabilidade dos municípios, mas, como o serviço era precário, o Governo do Estado decidiu assumí-lo para garantir o escoamento da produção.

- A falta de conservação das estradas vicinais, além dos prejuízos para os produtores, acabava criando um contra-senso. Enquanto melhorava o apoio técnico ao produtor rural, sem estradas, os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro) muitas vezes não conseguiam chegar ao local para dar assistência – ressaltou ele.

Desde a sua implantação, em 2009, o programa Estradas da Produção já havia recuperado 3,5 mil quilômetros de estradas vicinais em diversos municípios, com equipamentos alugados. Agora, com a aquisição dos modernos equipamentos que integram as patrulhas mecanizadas, a estimativa é que, até o final deste ano, cerca de seis mil quilômetros estejam recuperados.

Ascom da secretaria de Agricultura

2010/05/29

CRED RIO NORTE em São João da Barra

Está programada para o dia 17 de junho, aniversário de São João da Barra, a inauguração no município de um posto de atendimento ao cooperado da CRED RIO NORTE, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Educação do Norte, Noroeste e Região dos Lagos, que tem sede em Campos dos Goytacazes. Este será o segundo posto avançado da região (o primeiro funciona em Macaé) e está sendo instalado na Galeria Maçônica, na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, área nobre e central do município.

A CRED RIO NORTE, hoje com cerca de 1.500 cooperados, foi fundada em 16 de julho de 1998, a partir de um grupo de funcionários da antiga Escola Técnica Federal de Campos, e desde o ano passado funciona em sede própria representando os profissionais da área de educação das regiões Norte e Noroeste Fluminense, além da Região dos Lagos, englobando todos os níveis de ensino dos setores particular, municipal, estadual e federal. Em números e ações, pode ser considerada uma das cinco mais importantes e consolidadas cooperativas de crédito do estado do Rio de Janeiro, oferecendo os mais diferentes tipos de serviços, a exemplo de cartões de crédito, cheque especial, empréstimos, seguros, possibilidade de pagamento de contas e boletos, telefonia móvel, plano de saúde e odontológico, com a grande vantagem de fixar juros muito abaixo daqueles praticados no mercado pelas agências bancárias e financeiras.

O presidente da cooperativa, Neilton Ribeiro da Silva, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF, se mostrou otimista com o avanço dos trabalhos na região: “São João da Barra está vivenciando um momento único e de suma importância rumo ao desenvolvimento, a partir de sua transformação em um grande pólo industrial, e a CRED RIO NORTE quer ser parceira neste processo, oferecendo aos profissionais da educação um serviço diferenciado. Sabemos do carinho e da seriedade com os quais a prefeita Carla Machado trata o cooperativismo, e não temos dúvida de que estamos dando um passo na direção certa.”

Contatos com a CRED RIO NORTE podem ser feitos pelo site www.credrionorte.com.br ou pelo telefone (22) 27262750.

2010/05/28

Campos não merece

Por absoluta falta de tempo, em virtude do cumprimento de compromissos profissionais, estivemos ontem à tarde e à noite paralelos ao que acontecia na blogosfera, não obstante atentos aos últimos acontecimentos envolvendo a planície formosa e intrépida.
Em sendo assim, praticamente tudo aqui já foi dito e comentado a respeito da cassação da prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosângela Matheus, ou Rosinha Garotinho, e de sua inelegibilidade, ao lado do próprio Garotinho.
Trâmites processuais à parte, e observem que há uma grande quantidade de "curiosos" falando as mais diferentes (ou iguais, o que é pior) sandices, a hora não é, por exemplo, do discurso fácil e ruminado de perseguição política, mas o de se aguardar todos os desdobramentos legais, em todas as instâncias.
De qualquer forma, resta-nos lamentar. Campos não merece. Seu quadro social atual, ao contrário do que deveria ser sua história, mostra uma enorme incompatibilidade que envolve os ingredientes dos recursos públicos, anseio popular, governo (ou falta de) e perspectivas de crescimento. É um risco para que percamos o tal "bonde da história" e aceitemos para sempre a pecha da "cidade que já teve".
Quanto à determinação de inelegibilidade para radialistas, o que não deve concretamente suscitar maiores alterações ou representações, fica a observação de que deve ser lembrado (ou conhecido) o Código de Ética dos Jornalistas, e que até mesmo a mais abissal das subserviências tem limite. Isso é a feiúra da alma. Não deve ser bom andar pelo Boulevard podendo olhar apenas as pedras portuguesas de um calçadão depauperado.
Definitivamente, Campos não merece.

2010/05/27

"Baião" no SESI


Circo/Espetáculo/Show

Espetáculo de circo, que homenageia Gonzagão, abre show de seu neto, Daniel Gonzaga, no dia 28 de Maio, no Teatro SESI – Campos ás 20h

Depois da temporada de sucesso em outubro e novembro do ano passado, jovens artistas da ONG Crescer e Viver voltam ao palco para contar a vida do Rei do Baião, com direção de Ernesto Piccolo

“Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/É favor prestar atenção…”

Os 20 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, voltam a ser lembrados em alto estilo pelos jovens artistas da ONG Crescer e Viver, no espetáculo “Baião – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, mas, desta vez, com um recheio especial: será a abertura do show de seu neto, Daniel Gonzaga. A apresentação ocorrerá no dia 28 de maio, no Teatro SESI de Campos. Em cena, os artistas lançam mão de uma mistura que reúne música, acrobacia, malabares, números aéreos, dramaticidade e, até mesmo o humor dos palhaços, para levar ao público um misto da magia do circo e do baião.

“A apresentação não segue uma linha cronológica. O roteiro e os números cênico-circenses retratam os principais elementos iconográficos da vida e obra do Gonzagão, evidenciando fatos que marcaram a sua carreira artística e trajetória pessoal”, conta Ernesto Piccolo, diretor do espetáculo. Segundo ele, estão presentes símbolos como a lua, o Nordeste e o forró, além de elementos como céu, terra, ar e água. Picollo, que é ator e diretor de teatro, cinema e televisão, adorou o convite para comandar o espetáculo, ainda mais, pela possibilidade de trabalhar com o circo, uma linguagem até então nova para ele.

O elenco é formado por 12 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, todos eles formados pela escola de circo social do Crescer e Viver. O desafio é grande e enfrentado a cada ensaio, com a superação dos movimentos e o aprimoramento da técnica.

A ficha técnica conta ainda com nomes como Rogério Blat, que assina o roteiro e argumento, e Rui Cortez – ganhador do Prêmio Shell, em 2005, pela direção de arte do espetáculo “A incrível confeitaria do Sr Pellica”. As coreografias acrobáticas contam com a assinatura de dois integrante do Cirque du Soleil: Beto Silva, primeiro artista brasileiro a integrar as produções da companhia circense, e Lurian Duarte, que integra o espetáculo Wintuk.

Além de subir ao palco depois dos jovens artistas, Daniel Gonzaga é responsável pela composição e direção musical da montagem, o que comprova que o talento é genético. A inédita trilha sonora do espetáculo faz uma mistura entre levadas do baião e alguns traços rítmicos do rock. No entanto, a referência que dá margem ao trabalho é o tradicional ritmo nordestino.

“A própria composição Baião é uma aula de música, mostra o som nordestino e faz toda introdução de ritmos. Pensamos em trazer o universo do Gonzagão para o circo, como se fosse uma entrega do baião ao mundo circense. Agora, como imaginar esse universo, e, ao mesmo tempo dar a ele uma identidade sem usar as próprias canções de Gonzagão? Resolvi, então, misturar o universo dele com o do rock’n roll. Meio Led Zeppelin, meio Luiz Gonzaga, meio guitarra, meio zabumba, mas também com elementos de rock, xote e baião. E nada mais pop que Luiz Gonzaga”, diz Daniel.

A influência para que Daniel seguisse no caminho da música, não partiu apenas do avô, ele é filho de Gonzaguinha. No entanto, Daniel afirma que esse contato era tão natural que ele não sentia esse processo acontecendo ao longo dos anos. “Cresci no meio da música, mas apenas hoje vejo que, embora minha família fosse como outra qualquer, tínhamos o contexto musical diferente”, afirma Gonzaga.

O espetáculo conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a partir da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O circo diverte, mas também pode educar e abrir portas para diversas crianças e jovens em situação de risco social. Pelo menos é isso que acontece no Crescer e Viver, organização independente e sem fins lucrativos que iniciou suas atividades no ano 2000. A ONG põe em prática, por meio da arte, o direito de crianças e adolescentes a uma vida melhor. Em 2003, a instituição recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Hoje, o projeto atende mais de 150 pessoas entre sete e 24 anos, que frequentam a sua lona de circo, instalada na Praça Onze. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão Vida de Artista, que estreou em 2007, e “Universo Gentileza” que contou a vida do profeta Gentileza, no ano passado.

Data e local: 28 de maio – Teatro SESI Campos
Avenida Bartolomeu Lysandro, 862 (Guarus)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15,00 (meia R$ 7,50)

2010/05/26

Estado põe fim às queimadas na colheita da cana

O Governo do Estado vai implementar, gradualmente, até 2020, a colheita mecanizada da lavoura canavieira. Atualmente, a colheita é feita de forma manual, utilizando o processo de queima da palha, o que agrava o aquecimento global. Um acordo com esse objetivo foi assinado ontem pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o secretário de Agricultura, Alberto Mofati, representantes das Secretarias da Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico, Nilton Rocha Leal e Luiz Antônio, respectivamente, além do presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asfluan), Eduardo Crespo, do presidente do Sindicado Fluminense dos Produtores de Açúcar e Álcool, Geraldo Coutinho, e do presidente da Federação de Agricultura (Faerj), Rodolfo Tavares.

Para a secretária do Ambiente, é fundamental o entendimento entre o poder público e a iniciativa privada para que aconteça essa mudança. Em todos os estados brasileiros, ela vem ocorrendo de maneira negociada e no Rio de Janeiro não poderia ser diferente.

- A questão da queima da palha, além de prejuízos ambientais, tem trazido também prejuízos econômicos, como ocorreu há um ano, quando as redes de linhas de transmissão de energia tiveram de ser desligadas por causa das queimadas. É uma prática que queremos ver eliminada. Além de recursos da Faperj, o processo de mecanização da lavoura da cana poderá contar com recursos do Fecam – afirmou Marilene Ramos.

A secretária destaca a presença da Secretaria de Ciência e Tecnologia no sentido de buscar desenvolver tecnologias para atender às especificidades e ressaltou a importância da inclusão da Secretaria do Trabalho no acordo.

- O objetivo é oferecer capacitação para os cortadores de cana de açúcar, de forma a prepará-los para outras alternativas no mercado de trabalho – acrescentou ela.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, só no ano passado, a lavoura canavieira movimentou recursos de R$ 300 milhões no estado, com aproximadamente 20 mil postos de trabalho.

O secretário de Agricultura, Alberto Mofati, ressaltou que vem conduzindo o processo de forma que sejam adotadas medidas mitigadoras de risco ambiental com o uso da queimada, durante o período da evolução prevista no termo de acordo.

- O documento também estabelece parâmetros e regras para a queima da cana, como condições de umidade do ar, luminosidade, proximidade com centros urbanos, redes de transmissão de energia elétrica, entre outras. O ato representa a visão de sustentabilidade, de geração e preservação de energia na colheita da cana crua - acrescenta Mofati.

A safra que se inicia deve colher entre três e quatro milhões de toneladas de cana-de-açúcar no estado.

Na ocasião, Marilene Ramos reiterou que o Governo do Estado vem intensificando investimentos em infra-estrutura da Região Norte Fluminense, especialmente no município de Campos. Ela anunciou que, com o objetivo de agilizar as obras de duplicação da BR 101, solicitou ao Ibama a transferência da concessão de licença ambiental para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no trecho entre Macaé e Campos. - A nossa expectativa é de que a licença ambiental seja concedida dentro de quatro meses – acrescentou ela.

Ascom da secretaria do Ambiente
c/ed.

Transmissão vertical do HIV é alta em Campos

Com uma taxa de transmissão vertical de HIV acima do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, o município de Campos necessita ampliar o serviço de diagnóstico precoce da AIDS. É o que indica a pesquisa realizada pelos alunos Gustavo Fernandes Ribas e Fernanda Alves Barbosa, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), intitulada Persistência do desafio de diminuição das taxas de transmissão vertical do HIV em Campos dos Goytacazes, RJ.

O trabalho obteve o primeiro lugar, na semana passada, no XV Congresso Médico Cidade de Campos e XXV Congresso da Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (Supem), na categoria "Temas Livres - Apresentações Orais".

Segundo Gustavo, a taxa de transmissão vertical do HIV em Campos, de outubro de 1999 a março de 2010, foi de 6,5%, enquanto o Ministério da Saúde estabelece o índice máximo de 5,3%. A pesquisa mostrou uma associação estatística entre a transmissão materno-infantil do HIV e o diagnóstico da infecção materna no pós-parto, a amamentação ao seio, a não utilização de antirretrovirais para profilaxia ou tratamento e o parto vaginal.

- A taxa de transmissão é muito alta, já que dispomos de todos os recursos para profilaxia. É urgente a demanda por testagem precoce de todas as gestantes. Continuam insuperáveis, para a redução da transmissão vertical do HIV, o diagnóstico e a correta abordagem da doença materna - afirma Gustavo, que para a realização da pesquisa, fez a revisão dos prontuários das gestantes soropositivas e de seus bebês acompanhados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/AIDS de Campos, de outubro de 2009 a março de 2010.

Já Viviane, desenvolveu um novo método para o diagnóstico indireto de Hemofilia B. Ela introduziu, com sucesso, a utilização de STR tetranucleotídeos e pentanucleotídeos. Embora já tenha sido descrito no diagnóstico de outras doenças, é a primeira vez que o método é usado para o diagnóstico indireto de Hemofilia B. Atualmente usa-se a técnica de RFLP''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''s (Restriction Fragment Length Polymorphisms).

Ascom da UENF

2010/05/24

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o Acre

Não há informações de feridos ou danos. No fim do mês passado, região havia sido atingida por terremoto de magnitude 4,9

Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira próximo à cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, informou o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pelas iniciais inglês).

Não há informações sobre danos ou vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, a corporação não recebeu um telefonema se referindo ao abalo de terra. A Defesa Civil também não registrou ocorrências relacionadas ao terremoto.

O major major Moisés Antônio Silva, comandante local do Corpo de Bombeiros, explicou em entrevista ao iG que a área onde foi registrado o abalo é pouco povoada e predominantemente de floresta.

O epicentro do tremor foi detectado, às 13h18 (horário de Brasília), a 464 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, e a 749 quilômetros de Lima, capital do Peru. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 580,5 quilômetros.

"Por conta da profundidade, os moradores não sentiram o tremor", afirmou a geógrafa Kate Tomé de Souza, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) ao iG. "Quando as ondas chegam a superfície, já estão mais fracas", completou, afirmando que "nessa região é normal que tenha esse tipo de evento".

Segundo a geógrafa, na região acontece o encontro das placas de Nazca e da Sul-Americana. "O tremor desta segunda-feira ocorreu devido ao 'mergulho' da placa de Nazca na Sul-Americana", explicou. "Mas como são eventos em que a profundidade é muito alta, mesmo com a forte magnitude, os moradores não sentiram".

Kate completou que não há um estudo na região sobre os danos provocados por essa sequência de tremores. "Não há um estudo sísmico para saber se, no futuro, pode acontecer danos maiores", afirmou.

No dia 25 de abril já havia sido registrado um terremoto de magnitude 4,9 a 85 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Esse abalo, porém, chegou a ser sentido pela população local, já que aconteceu a uma profundidade bem menor, de 14 quilômetros.

Um terremoto na casa dos seis graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.

Maiores abalos sísmicos no Brasil

Os maiores tremores registrados no País, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foram registrados no Mato Grosso (6,6 graus, em 1955), seguido do litoral do Espírito Santo (6,3 graus, em 1955) e Amazonas (5,5 graus, em 1983). Ainda de acordo com o órgão, o Acre é o Estado que apresenta o maior nível de atividade sísmica no Brasil.

Camila Nascimento, iG São Paulo
(*com informações da agência Reuters)

Eleições e mídias sociais

Uma boa dica: está no ar o blog http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/ , com a intenção de analisar o uso das mídias sociais pelos candidatos nas eleições de outubro. Um projeto da colega Ana Brambilla, recebido por e mail do jornalistasdaweb.
Vale conferir.

2010/05/22

Ford convoca recall do Ka no Brasil

Montadora informa que modelos dos anos 2008, 2009 e 2010 apresentam risco de incêndio; convocação abrange 166,4 mil veículos

A Ford convocou nesta sexta-feira o recall do modelo Ka no Brasil. Segundo a montadora, 166,4 mil unidades fabricadas nos anos de 2008, 2009 e 2010 precisam passar por revisão por apresentarem risco de incêndio.

"Constatou-se a possibilidade de interferência do chicote elétrico do veículo com pontos da carroceria localizados no compartimento do motor e painel de instrumentos. O atrito entre esses componentes pode ocasionar danos no isolamento dos fios que compõem o chicote", informou a companhia.

Esse atrito pode, além de queimar fusíveis, tornar inoperantes itens como faróis, setas de direção e limpadores do para-brisa.

Para o recall, os proprietários dos veículos abrangidos pela convocação - os modelos de 2010 convocados foram os fabricados até o dia 31 de janeiro - deverão entrar em contato pelo telefone 0800 703 3673 ou por meio de um distribuidor Ford. Os atendimentos começarão na segunda-feira.

iG Último Segundo

Garotinho agita o público - vídeo

Vila da Rainha (a novela) - a pedidos

"TERÇA-FEIRA DIA 25/05/2010 ÀS 17 HS HAVERÁ UMA AUDIÊNCIA NO MPE COM O PROMOTOR DR. MARCELO LESSA BASTOS.
CONVIDAMOS A TODOS OS INSATISFEITOS COM A OBRA CEPOP QUE COMPAREÇAM. PEDIMOS O EMBARGO DESTA OBRA, COM MANDADO DE SEGURANÇA, COM PEDIDO DE LIMINAR E PEDIDO DE IMEDIATA PARALIZAÇÃO DAS OBRAS, PRESERVANDO OS DIREITOS DE TODOS OS ADQUIRENTES DA VILA DA RAINHA E DOS CONDOMÍNIOS E BAIRROS DO ENTORNO.
ESTAMOS EM BUSCA DE UMA MOBILIZAÇÃO. SÓ DEPENDE DE VOCÊS. LIGUEM PARA NOS ORGANIZARMOS.
P.S. O MPE MUDOU DE ENDEREÇO. AGORA ESTÁ ATRÁS DO FÓRUM NOVO. PORTANTO É IMPORTANTE CHEGARMOS CEDO.

Peço que enviem este email ao máximo de amigos em busca de mobilização.

A LUTA:
Em 1979 o Loteamento Vila da Rainha prometia ser um empreendimento de peso na cidade de Campos dos Goytacazes. Lançado pelo Grupo Othon, que prometia áreas verdes, escola, e até um Hotel 5 Estrelas, tudo fazendo parte do empreendimento. Sucesso de vendas, era o maior (cerca de 700 lotes) e o mais caro loteamento de Campos. Muitos dos compradores, médicos e profissionais liberais da alta sociedade campista.
Com o passar do tempo o sonho e as plantas feitas pelos engenheiros e arquitetos de diversos casarões fantásticos foram ficando no esquecimento, pois o loteador não cumpriu sua promessa e não terminou o loteamento. Não existe iliminação pública, água encanada e nada do que foi prometido. Muitos dos proprietários montaram ações contra o Grupo Othon e alguns ganharam e ainda ficaram com seus terrenos, outros ganharam e apesar de ter sido mandado pagar até hoje não receberam.
Muitos dos proprietários só tem recibo de compra e venda e não conseguem tirar a escritura definitiva até hoje. A grande maioria dos lotes tem IPTU pagos nestes 31 anos.
Todo loteamento ao ser feito se cauciona uma parte para caso o loteador não realize as obras, a Prefeitura se compromete e assim também aconteceu com o Vila da Rainha, que em seu Termo de Compromisso com a Prefeitura prometeu construir toda a infraestrutura em 2 anos. Não o fez.
Em 1989, quando o Prefeito era o Sr. Anthony Garotinho, ele descauciona uma parte do Vila da Rainha, e faz um Complemento ao Termo de Compromisso. Mais tarde uma parte do Vila da Rainha (Todo o Setor 1) se torna o Hospital Veterinário da UENF. Assim como no Alargamento da Avenida Alberto Lamego. Continua sem nenhuma obra de infraestrutura o loteamento.
Muitos documentos surgiram mostrando o enorme absurdo que se tornou este loteamento. E resolvemos buscar o apoio do Ministério Público Estadual munidos destes documentos. 4 audiências se deram. Muito foi questionado à Prefeitura. Sobre a falta das obras de infraestrutura, iluminação pública, os OUT DOORS no Setor 6, que eles respondem ser regular mas não apresentam documentação, onde devia constar quem recebe pelo aluguel dos mesmos; e consideram a área como um entulhódromo.
No ano passado montamos a AADAVIDAR (Associação de Adquirentes do Vila da Rainha), como um incentivo de organização dos que se sentem lesados.
No final do ano passado nos deparamos com a novidade do CEPOP. Uma obra a ser realizada dentro do Loteamento Vila da Rainha, no Setor 2 (Zona Residencial segundo o Plano Diretor do Município- ZR-3 e a Lei de Uso e Ocupação do Solo).
Esta obra saiu no Decreto 313/09, sem falar a quem pertencem as duas áreas, até hoje não sabemos qual o valor pago por estas terras, que segundo consta no Cartório do 2° Ofício, são do Grupo Othon. No mesmo decreto fala de outras duas áreas que já pertencem a PMCG. Não se sabe quando foi desapropriada e qual o valor pago. Tudo isso está sendo cobrado insessantemente pelo Vereador Dr. Abdu Neme na Câmara Municipal e nenhuma resposta foi dada até o presente momento.
Outro detalhe interessante é o valor deasta obra por metros quadrados. O espaço desapropriado para o SAMBÓDROMO (CEPOP) SOMA 74 MIL METROS QUADRADOS. E O VALOR É DE R$ 69.384.766,28. FAZENDO AS CONTAS: QUASE UM MILHÃO POR MIL METROS QUADRADOS.
Foi pedido um Laudo Pericial à FAFIC, que foi realizado pela Arquiteta e Urbanista Dra. Lídia Maria Tavares Martins, qu e afirma que a área onde já iniciaram as obras é o Setor 2 do Loteamento e que é ZR-3. E confirma com seu laudo pericial que o loteamento não foi concluído e confirma tudo o que temos afirmado.
Outro ponto importantíssimo: qualquer obra com mais de 10 mil metros quadrados é obrigado por lei a fazer prévio Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Isso é Lei. O MPE solicitou esclarecimento a respeito da Prefeitura e o Procurador do Município Dr. Francisco Assis Pessanha, respondeu que nosso pedido de embargo da obra é IMPROCEDENTE e que o EIV seria realizado com toda a população de Campos.
Bem, considerando pelo próprio nome EIV deve ser realizado com os visinhos, com a área no entorno, que são os bairros e condomínios visinhos.
O EIV até a data de hoje não foi feito, e o seu conselho SMMA/SMOU que institui a EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, só foi publicada em portaria no dia 30 de março de 2010 e nesta mesma data foi publicada em DO sobre os valores da obra (Contrato n° 019/10), que diz ser a OBRA EMERGENCIAL COM PRAZO DE 150 DIAS.
Gostaríamos de saber onde está a emergência, de uma obra ilegal, em zona residencial, ferindo diversas leis.
Gostaríamos de saber também o que falta para se instaurar a AÇÃO CIVIL PÚBLICA.
OS CAMINHÕES E TRATORES ESTÃO A PLENOS PULMÕES COMO SE DIZ. COMEÇAM OS TRABALHOS ÀS 6 DE MANHÃ.
AMPLA DOCUMENTAÇÃO SE ENCONTRAM EM NOSSOS PODERES. NOSSO PROCESSO (ICP 116/07) TEM MAIS DE 1.200 PÁGINAS.

QUEREMOS NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS. QUEREMOS INTERVENÇÃO DO MPE E EMBARGO DAS OBRAS JÁ.
JUNTE-SE A NOSSA LUTA.
CONTATOS POR EMAIL.
Grande abraço. Fátima Abreu"

2010/05/21

"Über – a comédia" no Teatro SESI - Campos

divulgação

Os atores Luis Salem e Alcemar Vieira estarão hoje em Campos com a peça "Über – a comédia". A expressão alemã se popularizou com a "Übermodel Gisele Bündchenm" e destaca o que é demais, o máximo, o mais do que super. A direção geral é de Stella Miranda.

O texto da peça, do próprio Luis Salem, coloca em cena personagens contemporâneos que ressaltam hilárias reações em quatro histórias curtas: "Über drogas," a trajetória de um entregador de farmácia e compositor da escola de samba Independente da Raiz Serrana rumo ao campeonato carnavalesco; "B de Baiano", as aventuras de um baiano que detesta axé e largou Salvador para viver no rigoroso inverno de Helsinque, na Finlândia; "PH", um playboy, ex-morador do Engenho de Dentro, que lança um site para todos aqueles que sonham em se dar bem na vida; "Über cozinha", um chef que enfrenta, com a ajuda da astrologia, inesperados problemas no preparo de uma receita, e acaba lançando a gastrologia.

A produção leva a sério o jeito über de ser e apronta nos recursos multimídia do espetáculo, convidando para fazer fantásticas participações especiais em vídeo um seleto e über grupo formado por Marília Pêra, Alessandra Colassanti, Luciana Fróes, Roberta Sudbrack, Olivier Cozan, Leda Nagle, além do Cordão da Bola Preta e da escola de samba Unidos de Lucas.

Teatro: SESI Campos
Dia: 21/05 (Sexta)
Ingressos: R$ 15,00(Inteira) e R$ 7,50 (estudantes, sócios do SESI e Terceira Idade).
Classificação etária: 12 anos

Detran abre seus postos de vistoria nos próximos dois domingos

Todos os 45 postos de vistoria do Detran abrirão no próximo domingo (23/5) e no seguinte (30/5), a partir das 8h, para a vistoria anual obrigatória dos veículos com placas de final zero. O prazo para o licenciamento destes veículos já havia sido prorrogado de 30 de abril para 31 de maio. Agora, por decisão do presidente do Detran, Fernando Avelino, serão oferecidos aos clientes dois dias extras de funcionamento dos postos, a fim de que os veículos sejam regularizados em tempo hábil, sem maiores atropelos.

Os agendamentos para vistoria poderão ser realizados pelos telefones 3460-4040 e 3460-4041 (para clientes da capital e Região Metropolitana) e 0800-0204040 (para clientes do interior). O serviço pode ainda ser agendado pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br).

Ascom/Detran

Perplexidade e preocupação de autoridades católicas com célula artificial

ROMA, Itália (AFP) - Autoridades católicas italianas expressaram perplexidade e preocupação com o anúncio da criação da primeira célula viva dotada de um genoma sintético, e destacaram um potencial "devastador salto ao desconhecido".

"Nas mãos erradas, a novidade de hoje pode representar amanhã um devastador salto ao desconhecido", afirmou o bispo Domenico Mogavero, presidente da Comissão para Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal italiana, em entrevista ao jornal La Stampa.

"O homem vem de Deus, mas não é Deus: é humano e tem a possibilidade de dar a vida procriando e não construindo-a artificialmente", acrescentou.

A criação da primeira célula viva dotada de um genoma sintético foi anunciada na quinta-feira. A experiência abre caminho para a produção de organismos artificiais, segundo os coordenadores da pesquisa realizada nos Estados Unidos.

"É a natureza humana que dá sua dignidade ao genoma humano, não o contrário. O pesadelo contra o qual tempos que lutar é a manipulação da vida, a eugenia", disse Mogavero.

Para o teólogo Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto, região central da Itália, "a preocupação pode ser resumida em uma pergunta: o cientificamente possível também é justo do ponto de vista ético?".

"A resposta está em um parâmetro que une todos nós, não apenas os cristãos: a dignidade da pessoa humana", declarou Forte ao jornal Corriere della Sera.

O arcebispo destacou, no entanto, a "admiração pelas capacidades da inteligência humana que se manifestam de forma regular e elevada".

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, se mostrou prudente ao afirmar na quinta-feira à noite que era preciso esperar para ter mais informações sobre o novo feito.

A descoberta dos pesquisadores americanos é um avanço com múltiplas aplicações potenciais e que deve permitir compreender melhor os mecanismos da vida.

"Trata-se da criação da primeira célula viva sintética", explicou Craig Venter, criador do Instituto de mesmo nome e coautor da primeira sequenciação do genoma humano, revelada em 2000.

"Nós chamamos de sintético porque a célula se deriva totalmente de um cromossoma sintético, criado com quatro frascos químicos em um sintetizador químico, começando com a informação em um computador", explicou, classificando o êxito como uma "etapa importante científica e filosoficamente falando".

"Essa obtenção muda certamente minha visão da definição da vida e de seu funcionamento", acrescentou o pesquisador, cujos trabalhos são difundidos na revista Science.

"Isso se converte num instrumento muito poderoso para tentar desenhar o que esperamos da biologia e pensamos em uma gama muito ampla de aplicações", precisou.

Craig Venter havia anunciado em 2008 que conseguiu, com sua equipe, fabricar um genoma bacteriano 100% sintético pegando sequências de DNA sintetizadas para reconstituir o genoma completo da bactéria Mycoplasma genitalium.

Yahoo

2010/05/20

Cabral lidera com 41% no Rio, diz Vox Populi/Band

O governador do PMDB continua com larga vantagem, seguido de Fernando Gabeira, com 19%, e Anthony Garotinho, com 18%

Apesar de o clima de campanha ter esquentado nos últimos meses, a disputa pelo governo do Rio de Janeiro não sofreu grandes alterações, segundo a pesquisa Vox Populi/Band. Os três principais candidatos apenas oscilaram dentro da margem de erro em relação à última rodada, em janeiro.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) continua com larga vantagem, 41% das intenções de voto (em janeiro, tinha 39%). Em segundo lugar aparece o deputado federal Fernando Gabeira (PV), com 19% (antes, estava com 18%). Empatado tecnicamente, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) tem 18% (na última rodada, seu percentual era de 20%).

Os eleitores indecisos ou que não responderam se mantiveram em 8%. Outros 14% responderam que votariam em branco ou nulo.

iG São Paulo

Obs. pesquisa registrada - (TSE 11.323/10)

2010/05/19

"Ficha Limpa" é aprovado por unanimidade na CCJ

O projeto “Ficha Limpa”, que proíbe a candidatura de condenados pela Justiça, foi aprovado hoje por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da proposta, fez um discurso duradouro em favor da aprovação do texto encaminhado pela Câmara dos Deputados.

Segundo ele, o “Ficha Limpa” muda a forma de se fazer política no país. “É um projeto tão rigoroso que, provavelmente, ao final do ano, muitos de nós não estaremos mais aqui. Isso porque qualquer atitude eleitoral indevida levará a inelegibilidade por um prazo muito grande, o que tirará o político da vida pública”, completou. O projeto segue agora para o plenário do Senado e deve ser votado ainda hoje.

Segundo ele, nos termos em que se encontra, passando a vigorar nas eleições deste ano, “no mínimo 25% dos candidatos não poderão mais se eleger”, o que irá modificar radicalmente os costumes políticos. Demóstenes prosseguiu a leitura e a explicação do seu relatório enaltecendo alguns aspectos da proposta, entre os quais sublinhou que praticamente todo o código penal está contemplado na proposta e, ainda, o fato de alguns juristas questionarem o princípio da inocência. Em resposta, o senador disse que se “uma pessoa for condenada, não havendo o trânsito em julgado, não significará que será presa, apenas não poderá mais concorrer a cargos públicos”.

O projeto de lei de iniciativa popular altera a Lei Complementar 64, que estabelece casos de inelegibilidade. O texto do "Ficha Limpa" proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, ou seja, tomada por vários juízes ou desembargadores, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário.

O projeto é duro e atinge não apenas políticos. Pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações eleitorais consideradas ilegais ficam inelegíveis por oito anos. Delegados de polícia demitidos por crimes como o de corrupção, por exemplo - ou qualquer outro servidor público - também ficam sem poder concorrer, a não ser que a decisão seja anulada pelo Poder Judiciário. Pessoas excluídas do exercício da profissão por classes representativas como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Medicina também ficam inabilitados pelo mesmo período.

Os magistrados e membros do Ministério Público que tenham sido aposentados compulsoriamente também não poderão concorrer por oito anos. Se for configurado abuso dos meios de comunicação pelo favorecimento em campanhas eleitorais, aquele candidato também ficará inelegível.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) admitiu não apresentar as nove emendas que deseja propor ao projeto. Em acordo com o relator da matéria, Jucá apresentará as emendas em forma de um projeto paralelo para que seja aprovado, posteriormente, no Senado e encaminhado a Câmara. A ideia é corrigir distorções na versão atual do projeto Ficha Limpa. “Não quero parecer que estou atrasando o projeto. Quero que a emendas sejam um projeto paralelo e votá-lo ainda neste semestre para, então, remetermos à Câmara para consertar o projeto”, explicou.

O Ministério Público e a Justiça Eleitoral terão de dar prioridade aos processos de abuso de poder econômico. "Juiz nem promotor poderão alegar acúmulo de serviço", explicou Demóstenes Torres. Os órgãos da Receita (três esferas), os tribunais de contas e o Banco Central terão de auxiliar na apuração dos delitos eleitoras, com prioridade sobre seus assuntos regulares. "Todos terão de trabalhar com prioridade para a Justiça Eleitoral", afirma.

O Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público e corregedorias eleitoras manterão acompanhamento de relatórios mensais fornecidos pela Justiça Eleitoral para verificar eventuais revisões de prazos. "Quem deixar de cumprir o prazo sem justificativa poderá ser aposentado compulsoriamente, além de outras penalidades", afirmou Demóstenes.

O "Ficha Limpa" não se aplica a crimes de menor potencial ofensivo como os de trânsito ou delitos contra a honra. Também continuará liberada a renúncia para desincompatibilização visando à candidatura.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) destacou a importância desse momento para o avanço da política e da recuperação da credibilidade das instituições públicas. Lembrou, no entanto, que a expectativa gerada entre a população diante da aprovação do projeto não deve ser frustrada, como no caso do deputado Paulo Maluf, que poderá se candidatar neste ano mesmo se o "Ficha Limpa" for aprovado. "Estamos consagrando a vontade popular. Pergunto: valerá neste ano ou ficará para as próximas eleições? Deve vigorar para este ano. Vale a pena cortar na própria carne ao máximo pela ética", disse.

Para alguns juristas, a lei só poderá valer para as eleições de 2012, mas para Demóstenes Torres, bem como seus pares na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto deve valer já para as eleições deste ano.

Amanda Costa e Leandro Kleber
Do Contas Abertas
Em Brasília
Uol Notícias

CCJ do Senado pode votar hoje projeto contra "ficha suja"

O projeto de lei contra os candidatos "ficha suja" está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde poderá ser votado nesta quarta-feira (19).

O relator será o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que já anunciou que não pretende propor alterações ao texto aprovado pela Câmara. Se aprovado pela CCJ, o projeto seguirá para o plenário.

Caso o texto seja aprovado pela comissão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentará pedido de urgência para tramitação em plenário.

Alguns senadores já se pronunciaram pedindo que o projeto tramite rapidamente, a fim de que as novas regras já possam valer nas eleições de outubro.

O projeto de lei impede candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça, em decisão colegiada (por um grupo de juízes), por prática de corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.

Também amplia o período de inelegibilidade, estabelecendo em oito anos o tempo em que o político fica impedido de se candidatar quando for condenado por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente e racismo.

Bol Notícias

Saúde em Campos: Estado e Município

O vice-Governador do estado do Rio, Luiz Antônio "Pezão", confirmou hoje cedo, no programa "De olho na cidade", da TV Litoral, aos colegas João de Oliveira e Fernando Leite, a construção em Campos de duas unidades de pronto atendimento, um dos programas considerados referência do governo Sérgio Cabral, e uma policlínica para militares. As Upas estão previstas para os bairros da Penha e Guarus, e as três unidades serão entregues até o final do mês que vem.

Cerca de meia hora depois, no mesmo programa, a prefeita Rosângela Matheus (Rosinha Garotinho), reclamaou mais uma vez das condições em que recebeu a área de saúde em Campos e disse que ainda está arrumando o setor.

2010/05/17

Rio sediará a segunda edição do FreeSoftwareRio 2010

Como melhorar a gestão pública e privada com o uso de soluções em SL - software livre? O país está progredindo nas aplicações de mobilidade e interatividade em plataforma aberta? De que forma podemos levar a expertise brasileira em SL mundo afora? Estas e outras questões que interessam gestores da administração direta e indireta, estudantes, acadêmicos, técnicos em TI, assessores de informática, jornalistas da área, entre outros, poderão ser respondidas no 2º Free Software Rio 2010. O evento, organizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), com estreito apoio do Serpro e da Vice-Presidência de Tecnologia da Caixa Econômica Federal (CEF), irá discutir os avanços e rumos das aplicações em software livre para o mercado interno e externo. O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/5), no Centro de Convenções Bolsa de Valores do Rio, na Praça XV.

Durante o evento, especialistas de grandes empresas do setor público e privado vão debater as vantagens em utilizar softwares livres para a melhoria e eficiência na gestão. De acordo com o presidente do Proderj, Paulo Coelho, o governo hoje é um dos maiores compradores de TI no país de software proprietário. Segundo ele, a esfera pública pode reduzir esse volume e fazer investimentos extraordinários na melhoria da qualidade do atendimento e prestação de serviços ao compartilhar soluções de código aberto.

- Por mais inteligente que seja uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), ela precisa ser experimentada, difundida e compartilhada. É importante divulgar o software livre, mostrar que o conhecimento não pertence individualmente a ninguém. Sem contar a imensa redução da dependência dos softwares proprietários e dos custos correspondentes. Software livre é a democratização do conhecimento – analisou Coelho.

No primeiro dia do encontro, o consultor Flávio Grynszpan, o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica, Clarice Coppetti, e o vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, José Salinas, irão discutir como o Brasil pode levar a sua expertise em desenvolvimento de software livre para o mercado externo e posicionar o país como uma referência de qualidade na área de aplicações de código aberto.

Em seguida, haverá um painel sobre o que tem se desenvolvido de soluções de mobilidade e interatividade no setor. Representantes do projeto Morfeu, da Unisys, da Vivo, Oracle e Serpro estarão presentes para debater o assunto e demonstrar suas soluções.

O tema da interatividade continua no segundo dia com apresentações de soluções em SL para TV Digital. O Proderj vai mostrar as aplicações que tem desenvolvido para a Secretaria de Estado de Saúde utilizando o middleware Ginga criado pela PUC-Rio. O responsável pela coordenação do projeto de software para TV Digital brasileira, professor Luis Fernando Soares, estará lá para contar a trajetória de sucesso do Ginga, que é a segunda comunidade mais acessada do portal do software público brasileiro, com mais de 5.000 participantes.

Merece destaque também o painel de encerramento do evento, “Soluções de Gestão em Software Livre para Municípios”, que abordará dois cases de sucesso, um na esfera federal e outro na estadual. O primeiro é o 4CMBR- acrônimo dos quatro Cs que orientam a política do projeto: Comunidade, Conhecimento, Compartilhamento e Colaboração nos Municípios Brasileiros, para disponibilizar softwares públicos e promover a informatização das prefeituras. O coordenador deste projeto, Luis Felipe Costa, será o mediador do debate.

No nível estadual está sendo desenvolvido no Estado do Rio o programa Municípios Eficientes, uma das maiores políticas de colaboração em TI entre o governo estadual do Rio e prefeituras. O projeto tem objetivo de alocar recursos, inclusive buscando-se financiamentos junto ao BNDES (PMAT), para oferecer suporte aos municípios de menor porte do Rio na implantação de um cardápio de soluções em software livre voltadas para a gestão municipal.

Em paralelo às palestras haverá mini-cursos e oficinas para desenvolvedores, organizado pela comunidade de Software Livre, com os seguintes temas: Análise Forense Computacional com SL, Introdução ao Python, Produção Gráfica Livre, Pen Test e Ginga – Construindo Aplicações Interativas em NCL.

Ascom do Proderj

Confusão IV

Foi encerrado há poucos minutos o protesto contra a vereadora Odisséia Carvalho, em frente à Câmara Muncipal de Campos dos Goytacazes. Os integrantes do grupo disseram ao final que iriam para o centro da cidade.

Confusão III

Os "protestantes" disseram pertencer ao movimento secundarista de Campos. A PM está no local. A guarda civil está tentando por ordem ao trânsito.

Confusão II

O "protesto" ocorre justamente durante a realização da Audiência Pública sobre a Rede de Proteção Social Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, promovida pela vereadora Odisséia, no plenário da Câmara Municipal.

Confusão

Um mini-trio elétrico está parado neste momento em frente à Câmara Muncipal de Campos dos Goytacazes. Cerca de dez pessoas, com cartazes, "protestam" contra a vereadora Odisséia Carvalho (PT), com cartazes e foguetório, enquanto outros se revezam no microfone com ataques diretos à vereadora e, ao mesmo tempo, defesa dos vereadores Albertinho e Magal.
O trânsito está caótico por conta do rush.

Convite da UENF

2010/05/16

Pedido de divulgação

II Conferência Local de Controle Social: Royalties em Campos –balanço e perspectiva

-1ª etapa: 20/5, 5ªf, 18:30, na Câmara de Vereadores de Campos (Av. Alberto Torres, 334, Centro)
-promoção: Movimento Nossa Campos e Observatório de Controle do Setor Público. apoio: PROEX/UENF, PROEX/IFF e Câmara de Vereadores. coordenação: Hamilton Garcia (LESCE-CCH/UENF).
-abertura: Almy Carvalho (Reitor da UENF), Cibele Monteiro (Reitora do IFF), Nelson Nahim (Presidente da CV de Campos) e Aurélio Lorenz (Diretor-Geral do OCSP). palestrantes: Rodrigo Neves (PT/RJ, Comissão de Desenvolvimento Regional da ALERJ) Marcelo Freixo (PSOL/RJ, Comissão de Direitos Humanos da ALERJ) Geraldo Coutinho (Diretor Regional da FIRJAN) Denise Terra (CEPECAM da UCAM) Eduardo Crespo (Diretor do FUNDECAM) Roberto Moraes (Pró-Reitor de Relações Institucionais do IFF)

participação especial: Odisséia Carvalho (Vereadora do PT/Campos)
debatedores: Rony Araújo (Executivo da PURAC); Antônio Rangel (Petroleiro, ex-vereador do PT/Campos)
atualizado em 12/5/10

Novos rumos (?)

"MUDANDO DE BARCO

O candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, anda irritado com a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Ela está fechada com a reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), e integrantes do grupo político dele dizem que ele não vai apoiar a petista, se não houver reciprocidade. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), tem feito a corte.
Apoiar os tucanos não seria novidade para Garotinho.
No segundo turno das eleições de 2006, ele fez campanha pelo tucano Geraldo Alckmin."

Coluna Panorama Político
O Globo - 16/05/10
pág. 02

2010/05/14

Investe Rio promove curso para municípios fluminenses

Diante da perspectiva de conceder, ainda este ano, aproximadamente R$ 40 milhões em linhas de financiamento para nove prefeituras do estado do Rio, a INVESTE RIO promove, a partir desta sexta-feira (14/5), o primeiro curso de elaboração e gerenciamento de projetos para captação de recursos através do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).

Com carga horária de 60 horas, o curso é voltado para capacitar gestores municipais a formatarem projetos nas de áreas de arrecadação e gestão dos gastos públicos, bem como nos setores sociais básicos: educação, saúde e assistência social.

Araruama, Rio Bonito, Quatis, Quissamã, Mangaratiba, São João da Barra e Magé já saíram na frente e inscreveram suas equipes.

Segundo o chefe do departamento de Operações com o Setor Público da Investe Rio, Celso Diniz, é muito baixo – menos de 1% - o índice de projetos de municípios fluminenses no montante de projetos federais. Dentre esses programas, destacam-se, além do PMAT, o Porvias e o Caminho da Escola.

-Resolvemos montar o curso tendo em vista a fraca participação dos municípios nos empréstimos às linhas do governo federal. Esse fenômeno é motivado pelo fato de os municípios não terem experiência na formatação dos projetos de investimento no nível de detalhamento exigido pelos órgãos federais. O curso vai ensinar como fazer isso - ressalta Diniz.

Os financiamentos do PMAT podem chegar a R$ 10 milhões, de acordo com a população do município, com prazo de amortização de até 72 meses, sendo 24 meses de carência. O custo é a partir de TJLP + 3,4% ao ano.

O curso será ministrado na Fundação Centro Estadual de Estatística e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) - antiga Fesp.

Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Obs. do Blog Geral: e Campos? Vai participar?

A ligação e a resposta

Paralelamente à polêmica entre o vereador Abdu Neme e a prefeitura de Campos, por conta do telefonema dado para o serviço de assistência médica em casa (uma idéia interessante caso competentemente desenvolvida), o que resultou na constatação da inexistência do atendimento em uma área específica, um ponto chama a atenção: questionada pelo hipotético interessado sobre o que fazer na impossibilidade de atendimento, a atendente candidamente diz: essa informação eu não tenho para dar. Pelo menos, foi o que se ouviu da gravação levada ao ar hoje de manhã no programa "De olho na cidade", da TV Litoral.
Convenhamos que, mesmo que ela realmente não esteja preparada para fornecer informações desse tipo, isso não poderia ser demonstrado para quem ligasse para o serviço. Foi de um amadorismo gritante.

2010/05/13

DER avança com obras de recuperação na RJ-146

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está intensificando os serviços de recuperação da RJ-146, importante rodovia localizada na Região Serrana do estado. Responsável pela interligação dos municípios de Bom Jardim e São Fidélis, a rodovia está passando por obras de recapeamento, drenagem, terraplenagem, reciclagem e alargamento da pista para implantação de acostamentos, no trecho compreendido entre a saída da RJ-116 e Bom Jardim, numa extensão de 20,08 Km. De acordo com os engenheiros responsáveis, mais de 25% dos trabalhos já foram concluídos.

Com o objetivo de concluir os trabalhos o mais depressa possível, o Governo do Estado, por intermédio do governador Sérgio Cabral, disponibilizará a liberação de aproximadamente R$ 30 milhões para a execução deste projeto. Segundo o cronograma estabelecido pelo DER, as obras estão programadas para serem finalizadas na segunda quinzena de novembro.

Nesta etapa do projeto o órgão estima que estejam sendo gerados cerca de 50 empregos diretos e indiretos para a região. Neste momento, as equipes estão realizando os serviços de terraplenagem, drenagem e iniciando a pavimentação. O órgão conta ainda com o apoio de tratores, retroescavadeiras hidráulicas e caminhões.

Com 109 km de extensão, a RJ-146 é utilizada constantemente como rota para escoamento da produção hortifrutigranjeira da região, além de interligar a Região Serrana à Região Norte Fluminense do estado. A rodovia também será fundamental para o crescimento e desenvolvimento das indústrias de plásticos, recém-instaladas no município de Bom Jardim. Uma vez finalizada, a obra de recuperação da RJ-146 beneficiará diretamente mais de 30 mil pessoas.

Ascom do DER

2010/05/12

Microsoft lança novo Office e mira em Google com software on-line

A Microsoft lança nesta quarta-feira (12) versão atualizada do Office para manter domínio sobre o mercado de aplicativos corporativos, desafiado por alternativas gratuitas oferecidas pelo Google.

A maior empresa mundial de software está atualizando o Word, Excel, Outlook e PowerPoint e lançando versões on-line dos programas para acompanhar a nova classe de usuários móveis que surgiu no mercado desde a última atualização do pacote de softwares em 2006.

A maioria dos observadores do setor espera que a franquia Office, que segundo a Microsoft tem 500 milhões de usuários mantenha sua posição dominante no mundo dos negócios. Mas o Office pode enfrentar o início de uma erosão de seu status de produto "essencial".

"Toda vez que a Microsoft lança uma nova versão do Office, eles registram uma alta na receita", disse Toan Tran, analista da Morningstar. "Mas quão importante é essa atualização? Eles podem ter dificuldade maiores para conseguir que as pessoas façam upgrade."

A expectativa é que a Microsoft mostre uma lista de melhorias, como edição de fotos no Word, vídeo no PowerPoint e novas formas de colaboração em documentos e gestão de e-mail.

Mas a faceta mais interessante é o movimento da Microsoft para a computação em nuvem, que permite aos usuários manipular documentos armazenados em servidores remotos em qualquer lugar com acesso à internet, área em que o Google vem ditando o ritmo.

"Eles estão vindo para o nosso campo de jogo", disse Dave Girouard, executivo do Google responsável pelos esforços da empresa em aplicativos de negócios. "Eles [a Microsoft] admitiram que este é o futuro e agora achamos que os nossos produtos e serviços vão ter muito mais consideração."

O Google afirma que o Google Docs, conjunto de programas de escritório disponíveis pela internet sem necessidade de download, afirma que obteve 25 milhões de usuários desde o lançamento há quase quatro anos.

"Word e Excel estão muito seguros, o Excel está inserido em um número incontável de processos de negócios, então vai ser bem difícil atingi-lo", disse Tran.
Mas a Microsoft enfrenta pressão nos programas de email e calendário, áreas mais compatíveis com uso móvel e online, onde o Google já tem uma forte posição.

"O Google promoveu uma série de incursões nessas áreas e a Microsoft vai enfrentar pressão ao longo do tempo. Eles vão ter que provavelmente cortar preços", afirmou o analista.

A divisão de negócios da Microsoft, cujas vendas são 90% representadas pelo Office, tem uma média de lucro de US$ 2,8 bilhões por trimestre. Isso corresponde a 47% do lucro total da Microsoft até agora neste ano fiscal.

Vai levar pelo menos um ano antes que fique claro se a Microsoft sairá vitoriosa e em que extensão os clientes migrarão para versões on-line, reduzindo a dependência de software que precisa ser instalado no computador.

Uol
da Reuters, em San Francisco e Nova York

2010/05/11

Freio de arrumação (?)

Já diziam os antigos que "Para quem sabe ler, um pingo é letra", e assim não deve ficar apenas na área da educação mudanças em cargos públicos comissionados do estado em Campos e na região.
O governador Sérgio Cabral pode mover algumas peças no tabuleiro, com vistas a outubro, adequando ainda mais o jogo à sua forma e ao trabalho que seu grupo vem desenvolvendo.
Além da melhoria dos projetos, seria uma forma de consolidar alianças e cobrar posicionamentos de quem "acende velas" para vários lados, debaixo do discurso fácil de que defende a população de seu município.
É esperar para conferir.

Pedro Mariano no Circuito Cultural SESI


Circuito Cultural SESI apresenta:
PEDRO MARIANO

Sétimo álbum da carreira do artista, o CD "Incondicional" foi lançado pelo recém inaugurado selo NAU. Com sua variedade rítmica e temática, o show passeia pelo belíssimo samba de Jair Oliveira “A Casa da Dor”, ao pop-rock de Frejat, George Israel e Mauro Santa Cecília “Três moedas”, pela canção “Simplesmente”, de Samuel Rosa e Chico Amaral, à singela recriação de “A Medida da paixão”, já um clássico de Lenine e Dudu Falcão, à doce e inocente “Estrela de papel”, de Edu Tedeschi, às canções mais complexas de Daniel Carlomagno, à densa “Procura” e à extrovertida “Inverno”.

No auge de sua forma vocal, produtor e baterista de várias músicas, Pedro Mariano faz um show à moda antiga (pela variedade de gêneros e pela formação), e atualíssimo (pela sonoridade e pelo sentimento que passa).
Sucessos como “Tá tudo bem”, de Mauricio Gaetani e João Andrade, e “Poder” de Jorge Vercillo, estarão também presentes no repertório do show. Além de “Voz no Ouvido”, “Livre pra Viver” e “Nau “.

Dia: 14/05/2010 (sexta – feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro SESI Campos

Capacidade Limitada: 200 espectadores

Ingressos: R$ 20,00(inteira)

R$ 10,00 (estudantes – idosos e sócios)


Ingressos já á venda no setor de atendimento do SESI - Campos (Guarus)

Desaparecido (recebido via e mail)


URGENTE
Procuro desesperadamente meu filho de 3 anos desaparecido desde 21/06/2009.
AJUDEM POR FAVOR, A DIVULGAR A FOTO DELE NA NET...
Peço ajudas a todos, que, por favor, divulguem estas fotos dele na net.
Pois ele sumiu da cidade de São Carlos, interior de São Paulo.
Ele nasceu no Rio de Janeiro. Vindo com ele para minha terra natal,onde eu
jamais poderia imaginar que eu passaria por este pesadelo.
A policia não tem nenhuma informação concreta sobre seu paradeiro esta
sendo um mistério a forma de como este anjinho sumiu.
Peço encarecidamente que orem a Deus por ele.
Desde já grata a todos.
(11)8687-5361 (11)8687-5361
Laércio Garcia

recebido por e mail

2010/05/10

Almoço

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e a ex-ministra Dilma Rousseff almoçam juntos daqui a pouco, em São João de Meriti.
O encontro foi confirmado na agenda constante do site oficial do governo:


Segunda-feira, 10 de maio de 2010
13h - Almoço com a candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff
Local: Churrascaria Oásis
Endereço: Via Dutra - São João Meriti

2010/05/07

Estado inaugura obra da Cedae em Macaé

O governador Sérgio Cabral inaugura, neste sábado (8/5), às 10h, em Macaé, o novo trecho da duplicação da adutora de água bruta de Macaé, no Norte Fluminense. Na ocasião, o sistema entra em pré-operação e, no prazo de 30 dias, a produção de água saltará de 450 para 600 litros por segundo, ampliando, assim, o abastecimento diário para a região em mais 13 milhões de litros, o que representa um reforço de, aproximadamente, 33% na oferta de água.

A obra resultou de parceria entre a Cedae, que investiu R$ 15 milhões no projeto, e a Prefeitura de Macaé, que forneceu as máquinas para a execução do serviço. O projeto melhora a qualidade do abastecimento para cerca de 100 mil habitantes.

A duplicação da adutora consistiu em assentar uma tubulação de ferro fundido de 600mm de diâmetro, paralela a já existente, numa extensão de 12Km, entre o Rio Macaé, na captação de Severina, e a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana. O investimento soma-se ao que, há cerca de dois anos, possibilitou o aumento da produção de 350 para 450 litros por segundo.

Além do sistema que está sendo entregue à população de Macaé neste sábado, a Cedae está à frente de um conjunto de investimentos para ampliar a produção de água ainda em 2010. Até dezembro, com o assentamento de mais 1,7Km de tubulação, terá sido concluída a terceira etapa das obras de duplicação da adutora de água bruta, elevando para 700 litros por segundo a capacidade de produção de água tratada em Macaé.

- Com estas intervenções, é possível afirmar que, em quatro anos, foi incorporado ao município de Macaé um acréscimo de produção de água equivalente ao que era produzido até 2006, ou seja, o dobro, o que atende a uma antiga reivindicação da sociedade local – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Além do reforço na oferta de água tratada, Macaé também aumentará a capacidade de armazenamento, passando dos atuais 700 mil litros para 5,7 milhões de litros. Isto se dará com a utilização plena do reservatório no Morro Santa Mônica. Localizado 25 metros acima do antigo, o reservatório de 5 milhões de litros permitirá levar água potável às áreas mais distantes. Na inauguração de sábado estão previstas ainda as presenças do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e do secretário estadual de Obras, Hudson Braga.

site do governo do Estado
Ascom da Cedae

Será?

http://twitter.com/pontodevista_
twitter do Cristiano Abreu Barbosa

De novo, o trânsito em Campos

O Blog não sabe exatamente qual é o planejamento do governo da prefeita Rosângela Matheus, ou Rosinha Garotinho, em Campos dos Goytacazes, a respeito do trânsito urbano, em seu mais amplo leque de envolvimentos. Aliás, na verdade, não sabe nem mesmo de existe um, visto que não há informações consistentes divulgadas a respeito – essa questão da duplicação da BR 101, que seria inclusive em trecho central, ainda vai gerar muita polêmica.
Mas é inegável, a reboque do crescimento desordenado do município, que as vias atualmente em uso estão estranguladas; que o caos também se deriva do número absurdo de táxis e vans piratas, cujo combate é extremamente tímido, para não dizer omisso; que a escassez de vagas é absurda, agravada no centro pela distribuição descontrolada, inclusive a particulares; e que urge a melhoria e devida atualização do sistema de sinalização e permissão de circulação, a partir de um estudo criterioso.
Não se trata de crítica ao léu.
Quem vive o cotidiano das ruas, e não apenas os gabinetes e transportes direcionados e gratuitos, vê-se muitas vezes no caldeirão dos perigos, e é sabido sabiamente que melhor é prevenir que remediar. Há trechos tão estrangulados que acabam gerando manobras arriscadas por partes dos motoristas e motociclistas, que ainda dividem espaço com as bicicletas e carroças de tração animal, eufemismo do código de trânsito.
Um exemplo clássico e claro: no trecho que dá acesso ao hospital Ferreira Machado, para quem vem pela BR 101 ou da Alberto Torres, dobrando à direita, a pista é a mesma tanto para quem vai para o Caju, passando em frente ao hospital, como quem vai em direção a Guarus, ou seguindo a BR 101 em direção a Vitória (ES). O que acontece é uma disputa feroz, hercúlea, para o acesso à ponte, com “fechadas” absurdas, inclusive de caminhões, e a interdição da pista no sentido para o Caju, por quem deveria estar à direita, sentido Guarus.
Passamos muitas vezes pela área - o trânsito é sempre intenso, e não vemos guardas municipais, nem mesmo nos horários do rush.
Obviamente acidentes já aconteceram. Mas será necessário aguardar um de grandes proporções para que algo seja feito? Brasil...sil....sil...sil.... Campos....pos...pos....pos...
Não somos especialistas no assunto, e pensamos soluções simples. Mas o simples muitas vezes funciona. Será que a construção de uma mureta divisória na rua Rocha Leão, na altura de uma das ruas transversais que melhor convier, não poderia disciplinar o trânsito? Quem segue a BR 101 em direção a Guarus, pela direita, quem vai para o Caju, passando pelo Ferreira Machado, pela esquerda. Sem possibilidade de troca de faixas.
Será que seria tão simples assim?

2010/05/04

Vazamento de petróleo nos EUA deixa Rio em alerta

A proporção a que chegou o vazamento no Golfo do México provocou o governo do Rio de Janeiro e o Ministério do Meio Ambiente a formarem um grupo de trabalho para prevenção e mapeamento de riscos em plataformas de petróleo no Brasil. O grupo vai procurar saber da companhia de petróleo qual é o plano de ação no caso de um acidente como o dos Estados Unidos. A comissão é formada por integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Petrobras e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"A missão do grupo será apresentar ao Estado do Rio de Janeiro uma análise do que aconteceu lá (no Golfo do México), saber em que circunstâncias nós operamos aqui e como está o nosso plano de contingência comparativamente ao que foi adotado nos Estados Unidos em termos de medidas e metas para evitar danos", afirmou a secretária de estado de Meio Ambiente, Marilene Ramos.

A coleta de informações será dividida em três partes: como evitar o acidente, o que fazer para conter a mancha, caso ocorra o vazamento, e posteriormente, como minimizar os danos à costa. "Os Estados Unidos, com o poderio econômico e tecnológico que têm, vão lançar mão do que há de melhor para essas três etapas. Precisamos conhecer essas tecnologias para que possamos melhorar e fazer um upgrade nos planos de contingência", explicou a secretária.

Um dos temores do governo do Estado é que, no caso de um vazamento, o óleo chegue à costa atingindo ecossistemas e a indústria do turismo. "Além de todo o impacto ambiental de atingir ecossistemas importantíssimos que temos na costa, como manguezais e restingas, temos a indústria turística na costa, que é importantíssima, e poderia estar ameaçada numa situação como esta. Precisamos investir mais em planos de contingência."

A primeira reunião do grupo será na sexta-feira. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participará. Num primeiro momento, segundo a secretária, somente o Estado do Rio participará das reuniões. "O Rio concentra 80% da exploração, mas dependendo dos resultados, convidaremos outros Estados importantes em petróleo, como Espírito Santo e São Paulo".

Monitoramento

Em 2000 e 2001, acidentes no Rio e no Paraná atingiram áreas de preservação ambiental e provocaram críticas sobre o tempo de reação da Petrobras para conter o óleo. Após os acidentes, a Petrobras alterou sua política de meio ambiente e segurança, criando novos centros de controle de vazamento em oito Estados. O investimento, de R$ 164 milhões, teve como objetivo ampliar o número de equipamentos e reduzir o tempo de resposta na contenção de vazamentos.

Yahoo notícias

Circuito cultural SESI


Dentro da nova programação do Circuito Cultural SESI, um dos melhores eventos de cultura atualmente desenvolvidos em Campos (RJ), uma alteração:
o horário da apresentação do Projeto Música Clássica no SESI/RJ Duo Leo Gandelman e Maria Teresa Madeira: o show ocorrerá às 20h.

2010/05/03

Conferência em Campos vai discutir royalties dia 20

Com o tema Royalties em Campos - Balanço e perspectiva, o Movimento Nossa Campos (MNC) e o Observatório de Controle do Setor Público (OCSP) promovem, no dia 20/05, quinta-feira, às 18h30, na Câmara Municipal de Campos, a II Conferência Local de Controle Social. O evento tem a coordenação do professor Hamilton Garcia (LESCE/UENF) e apoio das Pró-Reitorias de Extensão da UENF e do IFF, além da Câmara dos Vereadores de Campos.

O Movimento Nossa Campos (MNC) e o Observatório de Controle do Setor Público (OCSP) são frutos de um projeto de extensão da UENF, coordenado pelo professor Hamilton Garcia. Segundo ele, a Conferência tem por objetivo fazer um balanço do uso dos royalties no município e abrir a discussão sobre a necessidade de regulação local dessas receitas.

- É quase um consenso a idéia de que uma grande parte desses recursos foi desperdiçada pela ausência de controle, participação e planejamento. Isso ajudou a criar uma imagem negativa para o estado do Rio, que impulsionou o fenômeno da chamada "Lei Ibsen" - diz.

Ele espera que a conferência ajude a reverter esse quadro, ampliando a discussão sobre a pertinência de uma lei municipal que regulamente a aplicação das rendas oriundas da produção de petróleo em Campos. - Convocamos todas as forças sociais e políticas sadias da cidade para darmos esse importante passo rumo a uma cidade mais desenvolvida, justa e sustentável - afirma. A cerimônia de abertura contará com a presença do reitor da UENF, Almy Junior; da reitora do IFF, Cibele Monteiro; do presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim; e do diretor geral do OCSP, Aurélio Lorenz. Participam da conferência, como palestrantes: Rodrigo Neves (Deputado do PT/RJ, da Comissão de Desenvolvimento Regional da Alerj); Geraldo Coutinho (Diretor regional da Firjan); Denise Terra (Cepecam da Ucam); Eduardo Crespo (Diretor do Fundecam); Roberto Moraes (Pró-reitor de Relações Institucionais do IFF). Os debatedores serão o professor Rodrigo Serra (IFF) e Antônio Rangel (ex-vereador do PT/Campos). Haverá ainda participação especial da vereadora Odisséia Carvalho (PT/Campos).

Por Ascom da Uenf

AADAVIDAR

"CONVOCAÇÃO DE DESCONTENTES SOBRE O SAMBÓDROMO EM CAMPOS.

OBRAS EM CURSO SEM O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA. FERINDO AS LEIS DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO E DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.

APESAR DO PEDIDO DE EMBARGO URGENTE DAS OBRAS POR PARTE DA AADAVIDAR, O MINISTÉRIO PÚBLICO SÓ MARCA AUDIÊNCIA PARA 25 DE MAIO: ATÉ LÁ AS OBRAS ESTARÃO ADIANTADAS... E DAÍ???

APESAR DAS COBRANÇAS NA CÂMARA MUNICIPAL POR PARTE DO VEREADOR DR. ABDU NEME QUE COBRA A PREFEITURA QUE RESPONDA DE QUEM SÃO AS DUAS ÁREAS DESAPROPRIADAS, QUAL O VALOR PAGO, ETC E TAL

NENHUMA RESPOSTA SURGE.

PREFEITURA NADA RESPONDE, POR QUE?

ESTÃO PASSANDO POR CIMA DAS LEIS COM TRATOR E TUDO.
O QUE VAMOS FAZER A RESPEITO?

MORADORES DA VIZINHANÇA INDIGNADOS RECORREM A OUVIDORIA DO MPE/ PROF. DA UENF MANDA CARTA A OUVIDORIA DO MPE.

CONSELHO: INVESTIGAÇÃO SOBRE O DECRETO 313/09 SOBRE DESAPROPRIAÇÃO INDEVIDA, EM TERRAS DE QUEM? SOBRE QUE VALOR ESTA DESAPROPRIAÇÃO? E VALOR DE OBRA DE SAMBÓDROMO DE 69 MILHÕES EM 74 MIL METROS?

QUEREMOS RESPOSTAS. QUEREMOS EMBARGO URGENTE DESTA OBRA. QUEREMOS PRÉVIO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA CONFORME MANDAM AS LEIS. ABAIXO O DECRETO 313/09 DE DESAPROPRIAÇÃO EM TERRAS DO GRUPO OTHON (ATÉ 2009 SEGUNDO O CARTÓRIO DO 2° OFÍCIO).

PELO RESPEITO A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL, PELO RESPEITO AOS ADQUIRENTES DE LOTES QUE LUTAM POR SEUS DIREITOS HÁ 31 ANOS, PELA LEGITIMIDADE DO CIDADÃO,
TODOS OS DESCONTENTES EM REUNIÃO TERÇA-FEIRA, DIA 04/05/2010 ÀS 19 H NA AFLAMUARTE.

NOVAS DECISÕES, PELA DIGNIDADE, PELA VERDADE, PELA POSTURA CORRETA, PELO RESPEITO AS LEIS...

OBRIGADA PELA DIVULGAÇÃO. UM ABRAÇO. FÁTIMA ABREU. AADAVIDAR."

2010/05/01

Dia do Trabalho - história

Trechos do discurso pronunciado por Getúlio Vargas no estádio São Januário, Rio de Janeiro, em 1951